Alunos da turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Senac, órgão ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, trataram sobre os diferentes tipos de amor em seu projeto de conclusão de curso. A apresentação contou com palestras, números musicais e teatrais, e foi prestigiada por outras turmas da Aprendizagem, amigos e familiares dos alunos, além de colaboradores da empresa Cencosud que supervisionaram o trabalho dos aprendizes na rede de mercado varejista.
O projeto foi desenvolvido em duas fases: na primeira, os alunos levaram lanches, doações e brincadeiras para as crianças da Instituição Irmãs de Madre Tereza de Calcutá, situada no bairro Santos Dumont, em Aracaju. Nesta segunda etapa, já no auditório do Senac, os aprendizes trataram, por meio de palestras e dramatização, sobre os diferentes tipos de amor: o Ágape, o amor incondicional, espiritual; o Filos, o amor entre amigos, pais e filhos; e o Eros, aquele que está ligado à atração física.
Segundo Karen Prata, instrutora responsável pelos alunos, a violência, intolerância, o ódio e outros sentimentos destrutivos, evidentes em algumas situações cotidianas, levaram a turma a querer falar sobre o amor. “Quando falamos em amor não podemos focar só em sentimento, pois é mais que isso. É gesto concreto que se solidifica nas coisas simples do dia-a-dia: um abraço, um aperto de mão, um sorriso, um olhar. Não precisamos de motivos para amar. Simplesmente amamos, pois é da nossa natureza”, declarou Karen.
Para a aluna Alessandra da Cruz Cardoso, o amor deve ser a base de todas as ações do ser humano. “O amor ao próximo é o que deveria guiar todas as pessoas pelo mundo. Com certeza teríamos menos guerra e sofrimento”, disse a aprendiz.
Os 23 alunos desta turma da Aprendizagem desempenharam suas funções no grupo de mercado varejista Censosud, responsável pela administração da rede de supermercados GBarbosa. Na empresa, os aprendizes puderam desempenhar diversas tarefas e aplicar, na prática, a teoria adquirida nas salas de aula do Senac.
O operador de Contas da Cencosud, Isaías Pereira dos Santos, assistiu à apresentação dos alunos. Ele falou sobre a importância dos aprendizes para a empresa e destacou a parceria entre o Senac e o grupo varejista. “Essa parceria é tão importante para os alunos quanto para nós. É uma relação mútua em que todos ganham. Lá, eles iniciam sua carreira profissional, participam das atividades que demandamos, cumprem prazos e metas estabelecidas para eles, e nós orientamos quanto à postura no ambiente de trabalho, dentre outros quesitos. E também aprendemos com eles. É comum que, ao final do processo, aqueles que mais se destacarem e trouxerem resultados sejam contratados pela empresa”, destacou Isaías.