A analista do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Sílvia Conceição, participou da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Sergipe. Contando com o com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e a coordenação do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), o evento foi realizado nos dias 3 e 4 de abril.
A conferência este ano teve como tema principal “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência, construindo um Brasil mais inclusivo”. Cerca de 300 pessoas, entre elas representantes da sociedade civil e do poder público, participaram dos debates, ocorridos no auditório do Prime Hotel.
De acordo com a psicóloga, Sílvia Conceição, dentro do tema central, foram abordados cinco eixos temáticos.
“Foram debatidas ‘Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência’, ‘Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada’, ‘Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência’, ‘Cidadania e acessibilidade’ e ‘Os desafios para a comunicação universal’. E cada um desses eixos temáticos foi subdividido em assuntos relacionados ao tema central da conferência”, relatou.
A conferência contou ainda com a palestra da presidente do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
“A participação ativa dos envolvidos, com sugestões de ideias e projetos, é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. A conferência proporcionou um espaço para discussões relevantes e a construção de políticas mais efetivas e inclusivas para a comunidade com deficiência”, destacou Sílvia Conceição.
Programa Senac de Acessibilidade
No Senac, as deficiências não são barreiras. A instituição desenvolve, desde 2002, um programa nacional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência. O programa visa assegurar o ingresso e a permanência nas ações de formação profissional do Senac, por meio da adoção de metodologias e recursos pedagógicos adequados às necessidades dos alunos e da promoção da formação contínua em educação inclusiva de professores, técnicos pedagógicos e administrativos.
O Programa Senac de Acessibilidade foi implantado na Unidade Senac Sergipe em 2004. Na instituição, a Pessoa com Deficiência (PcD), independente de sua situação física e/ou mental, tem acesso aos cursos regulares, abertas a toda a sociedade, promovendo o pleno convívio entre as diferenças, formando cidadãos cada vez mais conscientes, conhecedores de seus direitos, inseridos nos processos sociais e qualificados para o mundo do trabalho.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.