Com o objetivo de qualificar profissionais e gerar oportunidades, a parceria entre o Senac Sergipe e a prefeitura de Laranjeiras permitiu a implementação da primeira turma do curso de garçom no município, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Na terça-feira, 7 de novembro, a turma finalmente chegou à etapa prática do curso, realizada no Restaurante Escola Senac.
“Nós chegamos no curso querendo aprender, e principalmente, querendo mostrar na prática o que foi ensinado. Então as minhas expectativas são as mais altas possíveis”, contou a aluna, Regiane Oliveira Barboza.
Jairo Vicente Menezes, também com grande expectativa para o início das práticas, pontuou que o Senac é uma instituição de excelência em educação, e enfatizou a importância do curso para o ingresso no mercado de trabalho.
“O Senac é o melhor do ramo. Nós aguardamos a prática ansiosos para nos tornarmos profissionais de qualidade”, afirmou o aluno.
A parte prática é a última etapa do curso antes da inserção dos alunos no mercado de trabalho dela. Através dela, a turma pode ter uma real vivência do que é trabalhar em um restaurante. Durante a manhã, os alunos ainda revisam a teoria, mas durante a tarde trabalham como garçons no restaurante Escola.
“A prática no restaurante começa com atendimento ao cliente: montagem de mesa, recepção. Eles observam na prática, todo o serviço. Ou seja, o que eles viram na ficha técnica, sendo aplicado na prática”, disse o instrutor do curso de garçom do Senac-SE, Edelzio Nascimento.
PSG
A turma foi possível através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que permite que pessoas de baixa renda possam ter oportunidade de profissionalização, além de um ingresso rápido e eficiente no mercado de trabalho.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.