Alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em fase de conclusão do curso de Marketing Digital do Senac/SE, por meio de convênio firmado com o Instituto Fecomércio, participaram na manhã desta sexta-feira, 16, de uma mentoria no laboratório da instituição.
O Senac convidou o empresário Pedro Henrique de Carvalho, da Vapor Filmes, para dialogar sobre processos de desenvolvimento profissional e apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pela sua empresa, em duas décadas de atuação no segmento.
“Sempre observamos que existe uma lacuna muito grande a ser preenchida, pois o mercado é carente de profissionais da área de produção de conteúdo. Nós atuamos no mercado há cerca de 20 anos e aqui procuramos passar um pouco da nossa experiência para esses alunos, para que eles descubram o caminho que pretendem seguir, como devem se portar, falar, apresentar o trabalho, como se posicionar no mercado para ocupar os espaços que estão vagos”.
Os estudantes foram recebidos pelas equipes da Divisão de Educação Profissional (DEP), do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) e do Núcleo Pedagógico (NPED), pelo coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel, e pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.
“É uma grande satisfação recebê-los e espero que aproveitem ao máximo o que aprenderam neste curso, fruto dessa parceria, pois é uma grande oportunidade, que pode fazer a diferença na vida profissional de vocês”, declarou Marcos Andrade, informando que o projeto da implantação do Polo Digital será retomado pelo Senac/SE.
A capacitação foi uma demanda da Câmara dos Jovens Empreendedores da Fecomércio, que fez uma pesquisa de mercado e encaminhou o diagnóstico para o Senac.
“Os próprios empresários sergipanos fizeram uma pesquisa e perceberam que havia um déficit muito grande de mão de obra capacitada nas áreas de marketing digital e programação de sistemas, em Sergipe. Então, foi firmada a parceria entre o Instituto Fecomércio, Senac e Colégio Atheneu, que já tinha um núcleo de tecnologia, com alunos interessados nessa área. O instituto foi a ponte para trazer esses alunos para Senac”, informou o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel.
Para Laysa Amazonas da Silva, 18 anos, concludente do curso de marketing digital, o curso ampliou a visão de mercado e possibilidades de geração de renda.
“Eu queria aprender mais, porque é uma área que há uma procura crescente de mão de obra qualificada. No Senac, aprendi mais como explorar melhor as ferramentas usadas na área de marketing digital. O conteúdo do curso foi muito bom, abriu a minha mente para o mercado de trabalho”.
De acordo com diretor da DEP, Adalberto Trindade de Souto, dois cursos na área de informática foram demandados e já há encaminhamentos para o mercado de trabalho.
“As duas capacitações estão em fase de encerramento e já temos solicitações formalizadas por empresas, para a contratação desses jovens. Essa é a missão do Senac, educar para o trabalho, ver a necessidade do mercado e formatar cursos direcionados para atender o comércio”, destacou.
Leia também:
Assinatura de convênio marca a reativação do Instituto Fecomércio