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Senac Sergipe multiplica orientações sobre o Modelo Pedagógico com equipes da capital e do interior 

O compartilhamento de informações já aconteceu nas unidades de Lagarto, Itabaiana e Tobias Barreto
Senac Sergipe multiplica orientações sobre o Modelo Pedagógico com equipes da capital e do interior 

As analistas pedagógicas Yluska Mayara e Renata Priscila estão percorrendo este mês, as unidades do Senac Sergipe do interior e de Aracaju, para fazer o repasse sobre as altualizações do Modelo Pedagógico Senac (MPS). Ambas participaram da Oficina promovida pelo Departamento Nacional (DN), em maio deste ano, no Rio de Janeiro, visando preparar representantes de cada Regional para atuar como multiplicadores e assim dar celeridade à disseminação do MPS.

“Essa promoção da capacitação de nossos instrutores e equipes pedagógicas das nossas unidades é uma ação muito importante para a Divisão de Educação Profissional, inclusive com orientações sobre a importância de os projetos integradores estarem alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, destacou a gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares.

Nos dias 09, 10 e 11, as analistas compartilharam as informações com as equipes dos Centro de Educação Profissional de Lagarto, Itabaiana e Tobias Barreto. O trabalho será concluído esta semana, nos dias 18, 19 e 20, quando farão a atualização com os colaboradores de Propriá, Nossa Senhora da Glória, finalizando em Aracaju.

Dividido em duas etapas, em cada unidade o encontro acontece durante a manhã e à tarde, com o repasse das orientações sobre a “Elaboração de uma situação de aprendizagem” e sobre a “Elaboração do plano de trabalho para o Projeto Integrador”.

“Estamos repassando as orientações que recebemos na oficina que participamos no Rio de Janeiro, que são de alinhamento do Modelo Pedagógico Senac, referentes às questões de situações de aprendizagem e projeto integrador. Ficou definido fazermos, eu e Renata, essa multiplicação de informações presencialmente, para ficarmos mais próximas dos instrutores de cada unidade, para eles sentirem como o processo de ensino e aprendizagem pode ser aprimorado em cada etapa, sempre com foco no perfil profissional do curso que ele está ministrando”, relatou Yluska Mayara.

modeloPara analista do CEP Lagarto, Hytallo Júnior, destacou  o reforço para as marcas formativas do Senac, com aplicabilidade na aprendizagem e nos projetos integradores.

“Esse repasse de conteúdo, de forma presencial facilita a nossa interação e o que foi repassado, colocaremos em prática aqui na nossa unidade. Esses encontros são momentos de fortalecimento do vínculo entre os colaboradores da unidade”.

No CEP Itabaiana, a condução do treinamento do MPS propiciou interação e engajamento dos instrutores.

Modelo“Reunir a nossa equipe na própria unidade de forma presencial foi uma troca muito produtiva. A vida é uma constante aprendizagem e as melhorias no MPS é enriquecedora para a prática pedagógica em sala de aula, contribuindo muito para todos que fazem parte dessas ações educacionais. Precisamos ter mais momentos assim, nas nossas unidades, pois percebemos a satisfação do instrutor em ações como essas”, relatou a analista educacional, Lucivânia Santana Sales de Gama.

modeloJá no CEP Tobias Barreto, o alinhamento de ações proposto vai proporcionar aos alunos experiência significativas e contextualizadas na promoção do desenvolvimento de competências.

modelo pedagógico“Instrutores e analistas conheceram mais sobre o Modelo Pedagógico Senac e de como planejar as suas aulas levando em consideração o Plano de Curso e as situações de aprendizagens, a fim de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, preparando-os para o mercado de trabalho. As analistas Yluska e Renata também abordaram de forma objetiva, dinâmica e interdisciplinar sobre Projeto Integrador bem como sobre a necessidade e relevância de incluir os ODS no Projeto”, relatou a analista educacional, Maiara Silva Souza.

“Ter a oportunidade de aprender com Yluska e Renata neste treinamento trouxe esclarecimentos, segurança e inovação nos processos pedagógico”, referendou o analista pedagógico, Bruno Lima.

“O encontro foi muito produtivo, no sentido do fortalecimento e alinhamento das nossas atividades pedagógicas com o MPS e o aprimoramento dos nossos Projetos Integradores. O repasse presencial na unidade de Tobias Barreto, permitiu um melhor aproveitamento das atividades desenvolvidas”, enfatizou a instrutora do eixo de Gestão, Taíres Vidal.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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