O coordenador dos cursos de Gestão e Negócios do Senac Sergipe, Marco Gonçalves, e o instrutor do Centro de Educação Profissional (CEP) de Itabaiana, Hiago Santos, participaram do Latam Retail Show 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 16 e 20 de setembro. Este é o maior evento do varejo, franquias, e-commerce, food service e shopping centers da América Latina.
“Durante os cinco dias, foram apresentados e discutidos o cenário e as tendências do varejo para os próximos anos. O evento contou com a presença de grandes players, a exemplo do Magazine Luiza, representado pela presidente do conselho, a senhora Luiza Trajano; Caito Maia, fundador da Ótica Chilli Beans; Alexandre Costa, fundador e CEO da maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show, entre outros”, destacou o coordenador dos cursos de Gestão e Negócios.
O Latam Retail Show 2024 teve como tema principal do congresso “Beyond Retail Reality” que significa além da realidade do varejo, e foi considerada a edição mais inovadora e disruptiva de todos os tempos.
“A 9ª edição mostrou o que o setor varejista tem feito para criar mercados, revolucionar a indústria e ir além do varejo, com a transformação do mercado e consumo. Foram abordadas as diversas transformações digitais, tecnológicas, comportamentais e econômicas pelas quais o mercado e a forma de consumir vêm passando”.
Para o instrutor Hiago Santos, participar do evento foi de grande valia e aprendizado.
“O Latam Retail Show foi uma oportunidade de me atualizar sobre as tendências mais recentes, estratégias e tecnologias que estão moldando o futuro do varejo. Durante as visitas técnicas, pude aprender sobre novas abordagens para a experiência do cliente, além de estratégias eficazes de marketing para o setor varejista”.
O que foi visto durante os dias do evento, o instrutor já começou a colocar em prática, no ambiente pedagógico.
“Lá obtive insights valiosos e alinhados com as demandas atuais e futuras do mercado. Esse aprendizado, levei para a sala de aula e já estou discutindo os exemplos reais e tendências que observei e planejo adaptar o formato das visitas técnicas que farei daqui para a frente com os alunos nas empresas. Creio que essa experiência proporcionará aos alunos uma visão prática e atualizada do que estão estudando, preparando-os melhor para os desafios e oportunidades que encontrarão ao ingressar no mercado de trabalho”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.