A manhã de quarta-feira, 18 de dezembro, foi de emoção e alegria para 2.381 alunos do ensino médio da rede pública estadual de todo o Estado. Eles participaram da segunda edição do projeto ‘Jovens Preparados Sergipe Mais Forte’, realizada no Teatro Tobias Barreto, onde receberam certificados de conclusão de 15 cursos profissionalizantes, ofertados pelo Senac Sergipe, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). Ao lado do governador Fábio Mitidieri e do secretário de Educação, Zezinho Sobral, o presidente do Sistema Comércio, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac, Nilson Lima, fizeram a entrega das certificações.
A celebração no Tobias Barreto marcou o convênio de 2024, com 59 municípios atendidos, oferta de formação inicial e continuada em 113 unidades, execução de 137 cursos, 115 turmas concluídas, e 2.381 estudantes certificados. Os jovens foram qualificados no ensino profissionalizante que atendem às áreas de logística, turismo, administração, informática, marketing digital, farmácia, vendas, hospedagem e programação. Como a jovem de 18 anos Kevley Almeida Santos, de Tobias Barreto, que fez cursos na área de TI.
“Eu fiz o curso de Marketing de Redes Sociais e Mídias Digitais, que foi super dinâmico, foi muito divertido participar e me ajudou muito a complementar o meu currículo. Já estou inclusive trabalhando na minha cidade, colocando em prática o que aprendi no Senac.”
“Foi muito importante receber essa certificação do Senac, do curso de informática, que foi ofertado no laboratório que temos na escola da nossa aldeia, na Ilha de São Pedro”, declarou a indigena Stefani Yasmim Melo Freitas, de 18 anos.
Durante a solenidade, alguns alunos e instrutores receberam Certificação dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, por apresentarem projetos integradores que revelaram o impacto transformador da educação profissional. Um deles foi o instrutor de TI, Ramon Cruz, que ministrou cursos na comunidade indigena Xokó, em Porto da Folha.
“É uma gratidão imensa estar recebendo essa certificação, pelo projeto integrador que desenvolvemos com nossos alunos, a quem agradeço pelo empenho. Essa certificação reflete muito o que eles fizeram durante todo o curso, e dizer que eles sempre podem fazer mais. Aqui é só uma ponta do iceberg do que eles podem conquistar durante suas carreiras”, destacou, Ramon Cruz, que é filho da aldeia, de onde saiu aos três anos de idade com os pais para a cidade alagoana de Pão de Açúcar, onde reside atualmente.
“É gratificante receber essa certificação pelo projeto integrador, onde os alunos tiveram a oportunidade de transformar o conhecimento em uma ação que trouxe resultados positivos. Enquanto instrutora do Senac, sinto muito orgulho por essa parceria e saber que estamos transformando a vida de muitos jovens”, disse a instrutora Nayana Araújo.
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da parceria com o Sistema Comércio e Senac, salientando ainda a continuidade do atendimento aos jovens.
“Estamos entregando o certificado de qualificação técnica e profissionalizante para mais de 2,3 mil alunos, que passaram por cursos de qualificação, frutos de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Seduc, e o Senac, e que estão em sintonia com que o mercado de Sergipe absorve e demanda. Tivemos total apoio do Senac para preparar esses jovens, que agora serão encaminhados para o Programa Primeiro Emprego e serão inseridos no mercado de trabalho, mostrando a continuidade da política pública e sempre contando com o apoio e a parceria do Senac”, informou.
O secretário da Educação, Zezinho Sobral, também ressaltou a parceria com o Sistema S como essencial.
“Este evento é importantíssimo, porque trata de educação profissionalizante. O estado de Sergipe tinha 7.900 vagas ofertadas no início da gestão, e hoje estamos com 13.900. A qualificação específica se dá através do Sistema S, para que, ao terminar o ensino médio, nosso aluno tenha contato com o ensino profissionalizante, e que eles possam se posicionar no mercado de trabalho. O sistema S é altamente capacitado, reconhecido pelo MEC, e essa oportunidade é um algo a mais”, pontuou.
“Nesta solenidade, tivemos o coroamento de todos os esforços institucionais que fizemos em 2024 para qualificar os alunos da rede pública, numa parceria exemplar entre o governo de Sergipe, por meios da Secretaria de Educação e o Sistema Fecomércio, por meios do Senac. Reunimos os melhores instrutores em todo o Estado, que realizaram com alunos, projetos integradores revolucionários. O sentimento é de realização total e de gratidão, por entendermos que estamos no caminho certo, transformando vidas através da educação profissional”, destacou o diretor Regional do Senac, Nilson Lima.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade destacou o trabalho desenvolvido pelo governo, voltado para a juventude e reforçou que o sistema está sempre à disposição para levar a educação profissional e mudar vidas em todo o estado.
“É fundamental o Governo do Estado promover essa parceria público-privada. Já deu certo no ano passado, e esse ano chegamos a mais de 2.300 alunos qualificados. Estamos preparando a mão de obra para o mercado e dando a esses jovens qualidade e excelência. Estamos fazendo a diferença em Sergipe, que é o menor estado do país, mas tem que ser o melhor, e o governador Fábio não tem medido esforços para que isso aconteça. Podem contar sempre com a Fecomércio e o Senac”, completou Marcos Andrade.
Ao final, com apoio da Fecomércio, foram sorteados 20 tablets e cinco fones de ouvido para os alunos certificados e presentes na solenidade.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.