DEPDestaquesGastronomiaInclusãoInteriorizaçãoNDIENotícias

Presidente da Fecomércio e diretor do Senac visitam fábrica de doces em Japaratuba


Presidente da Fecomércio e diretor do Senac visitam fábrica de doces em Japaratuba

O presidente do Sistema Comércio de Sergipe, Marcos Andrade, acompanhado do diretor Regional da Senac, Nilson Lima e da coordenadora dos cursos de Gastronomia, Marta Aguiar, esteve na sexta-feira, 29, na fábrica Delícias do Quilombo da Agroindústria Quilombola de Sergipe Mãe Zai, no Povoado Patioba, em Japaratuba.

fábricaA visita institucional atendeu a um convite do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima e a juíza coordenadora da Mulher, Jumara Porto, em uma ação da  28ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, promovido pelo TJ-SE.

“O ciclo da violência muitas vezes se mantém por causa da ausência de autonomia financeira das mulheres e essa fábrica vem de uma maneira tão positiva contribuir para que essas mulheres quilombolas, algumas em situação de vulnerabilidade, sejam donas de suas próprias vidas”, ressaltou a juíza Jumara Porto.

“Esse é um trabalho social para o fomento da independência das mulheres quilombolas. É mais uma ação em prol do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher nesta Semana da Justiça pela Paz em Casa”, pontuou  o presidente do TJ, Ricardo Múcio. .

A criação da fábrica Delícias do Quilombo foi pensada por meio de uma articulação da Coordenadoria da Mulher do TJSE com diversas instituições. O Senac contribuiu apresentando o estudo de viabilidade, dentro da tradição gastronômica do município.

“O turista quando visita qualquer localidade, quer conhecer e experimentar a culinária local. E conversando com a comunidade do Povoado Patioba, estimulamos eles a falarem sobre o que já produziam. A partir daí, foi definida a criação da fábrica de bolos e doces. Também colaboramos com a listagem dos equipamentos e utensílios necessários para a produção. Vamos profissionaliza todos os cooperados para garantir o sucesso da fábrica”, declarou Marta Aguiar.

O presidente Marcos Andrade destacou que esta é mais uma ação em parceria com o Tribunal de Justiça que reforça o slogan do sistema, que é “Cuidar de pessoas nos aproxima”.

“Identificamos juntos com Dr. Ricardo e Dra. Jumara esse nicho que podemos preparar mão de obra em todo o Estado e qualificar pessoas para o mercado de trabalho. Aqui em Japaratuba, no Povoado Patioba, iremos desenvolver as cocadas e bolos, que são vocações locais. Temos que buscar, em conjunto, como distribuir e revender a produção, e assim garantir o sucesso da fábrica de doces, dando dignidade e meio de sustento, principalmente para as mulheres vítimas de violência”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo