DEPDestaquesEducaçãoNDIENotícias

Equipe do Senac Sergipe participa de congresso sobre educação e pedagogia inclusivas

Congresso Educar Sergipe aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, no Arcus Hotel
Equipe do Senac Sergipe participa de congresso sobre educação e pedagogia inclusivas

O Senac Sergipe marcou presença no Congresso Educar Sergipe de Educação Inclusiva e Pedagogia da Inclusão, realizado nos dias 11 e 12 de julho, no Arcus Hotel. Com o tema “As deficiências intelectuais e os transtornos no cenário das políticas públicas de inclusão”, o evento reuniu profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em um ambiente plural de debates e temas inerentes à temática proposta, além de otimizar os mais variados instrumentos metodológicos disponíveis para uma maior eficiência pedagógica.

pedagogiaO congresso foi promovido pela Rede Gestão/Absolutta Assessoria e Consultoria Empresarial, em parceria com a Associação Brasileira de Educadores (ABE) Secção Sergipe e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Sergipe (Conser). Mais do que um evento de cunho científico, foi um espaço para discussão e produção de novos conhecimentos, além de ser uma ferramenta de intercâmbio cultural.

Do Senac, participaram do congresso, as gerentes dos Centros de Educação Profissional de Tobias Barreto, Eline Barreto, e de Lagarto, Yasmin Medeiros; as analistas pedagógicas do Senac de Itabaiana, Lucivânia Santana Sales de Gama e Mayara Borges; a analista do Núcleo de Promoção e Relação com Egressos (NPRE), Sílvia Conceição, e a psicóloga Organizacional e do Trabalho, Rosineide Fontes.

Para Sílvia Conceição, o Congresso Educar foi importante para sensibilizar os participantes sobre a inclusão.

“O evento promoveu discussões relevantes sobre temas que buscaram sensibilizar os participantes, na perspectiva de uma inclusão voltada para práticas que envolvam cada vez mais o afeto e o compromisso de cada pessoa, para que este seja um processo acolhedor e humanizado”.

“A escolha do tema possibilitou um pensamento de novas práticas pedagógicas, posturas, saberes inclusivos. Uma frase que diz muito sobre este evento é ‘A palavra convence, mas o exemplo arrasta. E o conhecimento liberta!’, citada pela palestrante do Paraná, Isabel Parolin”, afirma a analista Mayara Borges.

“Participar do Congresso Educar Sergipe foi enriquecedor, para termos um olhar diferenciado sobre o incentivo de políticas públicas de inclusão, começando por cada um de nós. Foram dois dias de aprendizado e conhecimento com profissionais que fazem a diferença na vida de pessoas e que se preocupam na equidade do ser humano, pois cada um tem suas especificidades’, ressaltou Lucivânia Gama.

“O evento foi uma experiência incrível, pois abordou temáticas de extrema relevância, com experiências vivenciadas no contexto escolar, trazidas por palestrantes qualificados que nos instigam a buscar meios de aprimorar a inclusão em nosso cotidiano, com um olhar de equidade. Percebemos a necessidade da formação continuada para toda comunidade escolar, do portão à cozinha, de profissionais da educação infantil ao ensino superior” destacou a gerente Eline Barreto.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo