DEPDestaquesInclusãoInteriorizaçãoNotícias

Diretor do Senac participa da inauguração da Fábrica de Chocolate Mussuca

Solenidade aconteceu na manhã de segunda-feira, 25, na sede do município de Laranjeiras
Diretor do Senac participa da inauguração da Fábrica de Chocolate Mussuca

O diretor Regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, participou na manhã desta segunda-feira, 25, da inauguração da Fábrica de Chocolates Mussuca, fruto de uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e Prefeitura de Laranjeiras, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) do município. Também acompanharam a solenidade o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, e o assessor jurídico, Ewerton Vinícius de Oliveira e Souza.

mussucaA ideia da fábrica de chocolate surgiu durante a Páscoa, quando o Senac Sergipe promoveu a qualificação de manipulação e fabricação de ovos de chocolate, para mulheres em situação de violência do povoado Mussuca, no evento Páscoa Encantada, promovido pelo Governo do Estado, nos Lagos da Orla da Atalaia. Na ocasião, toda a fabricação de produtos de chocolates feita pelas alunas foi totalmente comercializada, mostrando a viabilidade de um negócio coletivo, com o apoio das instituições envolvidas.

“O Senac participou da instalação da fábrica de chocolate, com a capacitação, com a ideia e com o projeto de viabilização da unidade. E hoje tivemos um ato de diversidade, de inclusão social e respeito à dignidade humana. Parcerias como essa, com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, mostra o nosso compromisso em combater as desigualdades sociais e a violência contra as mulheres, através da qualificação para a inserção no mercado de trabalho, e assim sintam que podem se sustentar e seguir com suas vidas com dignidade e sem violência”, declarou o diretor Nilson Lima.

mussuca“É uma vitória muito grande para as mulheres assistidas pelo Cram ver hoje a fábrica de chocolate Mussuca se concretizar. Só temos que agradecer ao Senac, ao Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Laranjeiras por essa parceria que tornou possível a realização desse sonho, que vai beneficiar mulheres laranjeirenses”, enfatizou a coordenadora do Cram de Laranjeiras, Sandra Lucia Bezerra de Souza.

“A parceria com o Senac, Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Laranjeiras é muito importante, pois através do Cram, trouxemos a valorização e a autoestima para nossas mulheres. E agora, com a fábrica de chocolate Mussuca, vai trazer uma simbologia muito grande para o nosso povo, a nossa cultura e será fonte de renda para mulheres do nosso município”, agradeceu o prefeito da cidade, José de Araújo Leite Neto – Juca de Bala.

A Fábrica de Chocolate Mussuca  vai funcionar dentro do Cram de Laranjeiras. Cerca de 50 mulheres atendidas no local já fizeram o curso de chocolate ministrado pelo Senac e agora terão um espaço mais adequado para a produção.

A juíza Jumara Porto, coordenadora da Mulher do TJSE, lembrou que a inauguração faz parte das ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento anual que acontece em novembro em todo o país, por conta do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, 25/11, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estamos inaugurando, na abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa, a fábrica de chocolate Mussuca, que temos a certeza que será um sucesso.  Será um equipamento que vai propiciar a autonomia financeira para as mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade social em Laranjeiras”, informou Jumara Porto.

Presente na inauguração, o presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio, destacou que tanto o Judiciário quanto o Executivo estão empenhados em combater a violência contra a mulher.

“Esse projeto da fábrica de chocolate é muito interessante porque abrirá possibilidade de trabalho, gerando emprego e renda para essas mulheres”, ressaltou.

A solenidade de inauguração da fábrica foi encerrada com a apresentação do grupo Samba de Pareia do Povoado Mussuca, comandado por dona Nadir. A novidade é que a cultura e as tradições de Laranjeiras serão estampadas nas delícias derivadas de chocolate pela mulheres do Vale do Cotinguiba, conforme foi sugerido pelo presidente do Sistema Comércio de Sergipe, Marcos Andrade.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo