DEPDestaquesInclusãoInteriorizaçãoNotícias

Cursos para a juventude sergipana são debatidos em reunião entre Senac e Superjuv

Proposta é ofertar qualificações para os jovens que estão fora do contexto escolar e do mercado de trabalho
Cursos para a juventude sergipana são debatidos em reunião entre Senac e Superjuv

O diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Trindade de Souto, recebeu a visita da superintendente de Estado da Juventude (Superjuv), Larissa Alves, na quinta-feira, 25. A visita foi para tratar da possibilidade de firmar uma parceria com a instituição de educação profissional, com foco nos jovens, ofertando capacitações de curta duração.

“A preocupação da superintendente é formatar qualificações que atendam o perfil da juventude, dos jovens que querem sair, empreender, ganhar seu próprio dinheiro. E esse encontro foi justamente para ouvirmos e também apresentarmos o nosso portfólio de cursos, pois não queremos levar nada pronto, mas que algo que esse público realmente deseja”, enfatizou Adalberto Trindade de Souto.

A superintendente ressaltou que há uma preocupação do Governo do Estado em atender os jovens que estão fora do contexto escolar e do mercado de trabalho.

“Queremos fortalecer a relação entre a Superjuv e o Senac para atender esse público, pois sabemos que o Senac é reconhecido pela qualidade dos cursos que oferece. Queremos construir um projeto que de fato abarque essa parte dos jovens, pensar no Estado como um todo e não somente focar na capital ou Grande Aracaju”.

Alguns convênios com o Governo do Estado, conforme destacou o diretor de Educação Profissional, já foram viabilizados e outros estão em andamento, trazendo bons resultados.

“Ano passado, em parceria firmada com a Secretaria de Educação, capacitamos quase dois mil jovens e a expectativa é aumentar este ano em 50% os números alcançados em 2023. O trabalho feito com a Secretaria do Trabalho também tem registrado bons resultados, inclusive com qualificações ofertadas dentro do Verão Sergipe. Agora, estamos viabilizando mais uma parceria com a Superjuv, com foco na juventude, atendendo o papel social do Senac e colocando em prática a interiorização das nossas ações”, disse.

“Um ponto importante foi perceber que o Senac também entende a importância de interiorizar e para nós, enquanto Superintendência de Juventude, é fundamental garantir aos jovens dos 75 municípios tenham seus cursos assegurados, e o mais importante, a garantia de que poderão estar inseridos no mercado de trabalho, poderão se colocar como candidatos para qualquer vaga, porque estarão qualificados e capacitados. E se quiserem empreender também, pois o empreendedorismo vem crescendo bastante e a juventude está dentro desse contexto. Então empreender, orientar e gerar condição para que o jovem possa estar dentro do mercado de trabalho”, destacou Larissa Alves.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo