Manter o corpo docente atualizado sobre o que há de mais moderno e inovador em cada área é uma preocupação constante do Senac. A participação das equipes, da capital e interior, em grandes eventos e os promovidos pelo Departamento Nacional (DN), é um dos meios de promover essa atualização. Com esse objetivo, o coordenador dos cursos de Gestão e Negócios no Senac Sergipe, Marco Gonçalves, participou em Salvador/BA, no Encontro do Plano Diretor do Comércio (PDC) do Departamento Nacional do Senac. Acompanhado pelo instrutor da unidade de Itabaiana, Hiago Santos, também participou do LATAM Retail Show, em São Paulo.
Durante o Encontro do Plano Diretor do Comércio, que aconteceu no período de 28 a 31 de outubro, foram analisadas as metas planejadas para 2024, incluindo uma avaliação dos benefícios entregues para os Regionais.
De acordo com Marco Gonçalves, durante o encontro foi apontado que o PDC deve ter uma aproximação estratégica com o Senac Empresas.
“Essa medida visa fortalecer a parceria e trazer soluções voltadas para o desenvolvimento comercial e capacitação profissional nas diversas unidades operativas. O encontro reforçou ainda o compromisso de aprimorar os serviços e expandir as oportunidades, garantindo que as ações de 2025 tragam um impacto positivo para todo o setor”.
Já no período de 16 a 20 de setembro, Marco Gonçalves e Hiago Santos participaram do LATAM Retail Show, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, no período de 16 a 20 de setembro. O evento é o maior do varejo, franquias, e-commerce, food service e shopping centers da América Latina, somando atividades que já existiam em um único megaevento, reunindo conteúdos relevantes e abrangentes.
O Latam Retail Show 2024 teve como tema principal ‘Beyond Retail Reality’ , que significa além da realidade do varejo. Foi a edição mais inovadora e disruptiva de todos os tempos. Além de se concentrar no cenário presente, no futuro do varejo e na aplicação de várias tecnologias que mudarão a relação entre consumidores e marcas, a 9ª edição mostrou o que o setor varejista tem feito para criar novos mercados, revolucionar a indústria e ir além do varejo, criando uma transformação do mercado e consumo.
O coordenador dos cursos de Gestão e Negócios destacou que durante os cinco dias foram apresentados e discutidos o cenário e as tendências do varejo para os próximos anos. O evento contou com a presença de grandes players, entre eles, o Magazine Luiza, representado pela presidente do conselho, Luiza Trajano; Caito Maia, fundador da Ótica Chilli Beans, e Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show.
“O evento abordou diversas transformações digitais, tecnológicas, comportamentais e econômicas pelas quais o mercado e a forma de consumir vêm passando. Foi de grande valia e aprendizagem, pois pôde ser observado as mudanças tecnológicas, sociais e culturais que vêm passando o mundo para acompanhar a era da experiência e os pontos de interação com o novo consumidor, o novo Paradigma do Smart Consumer, tecnologias, temas abordados entre as inúmeras palestras. Tivemos ainda a oportunidade de visitar os estandes dos patrocinadores e conhecer as novidades”, ressaltou Marco Gonçalves.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.