A noite de quinta-feira, 25, foi cheia de emoção para a segunda turma do curso Técnico em Rádio e TV, a se formar no Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac, em Nossa Senhora da Glória. Familiares e amigos dos 10 formandos da turma “Radialista Carlos Dias” – que atuava na cidade e faleceu vítima de infarto em dezembro do ano passado – foram recepcionados no auditório da unidade, ao som do sax de Gabriel Ferreira.
A solenidade foi iniciada com uma homenagem ao profissional da comunicação que nominou a turma, seguido da formação da mesa. Após a entrada dos alunos e execução do Hino Nacional, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, saudou todos os presentes.
“Nesta noite tão especial, aqui nesta unidade inaugurada há pouco mais de um ano e que está formando a segunda turma de Rádio e TV, quero parabenizar todos os formandos e ainda os familiares e autoridades presentes”, declarou.
O formando Paulo Pereira conduziu o juramento dos demais colegas, que foram chamados um a um para receber o certificado de conclusão de curso, das mãos dos integrantes da mesa. Emocionada, a oradora Anne Beatriz Lima Oliveira dirigiu a palavra aos demais colegas da turma “Radialista Carlos Dias”.
“O rádio, que foi o meio de comunicação pelo qual me apaixonei, faz parte da nossa cultura e apesar das novas tecnologias, permanece firme, não se abalou. O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o divertimento gratuito do povo. Quero agradecer aos professores e colegas de classe, pois foram meses de muito aprendizado. Quero deixar também registrados os nossos agradecimentos à toda equipe do Senac Glória, que nos acolheu e nos aguentou muito. Essa noite representa um divisor de águas em nossas vidas, pois deixamos de ser acadêmicos para nos tornarmos profissionais de Rádio e TV. Através do nosso trabalho impactaremos muitas vidas, sempre prezando pela verdade e clareza dos fatos. Muito obrigada”.
A instrutora Adriana Melo, escolhida paraninfa da turma, ressaltou em sua fala, seja em meios analógico ou digital, que os formandos não esqueçam do principal papel do comunicador.
“Jamais esqueçam do serviço que devem prestar à sociedade, através da comunicação. Aprendemos muito a oratória, mas devemos principalmente ouvir. Muitas vezes tocamos muito mais as pessoas com a escuta do que com a palavra. A comunicação tem um papel social e coletivo muito importante e essencial, de entreter, informar, denunciar e contribuir para a transformação cultural e social”.
Recém empossada na unidade, a gerente Alessandra Carvalho destacou que o Senac de Nossa Senhora da Glória está sempre de portas abertas para todos os formandos.
“A jornada de vocês é muito linda. Foram muitos desafios enfrentados e a partir de agora vocês serão responsáveis por transmitir informações para as pessoas. Conheçam todas as teorias, dominem todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas uma outra alma, não apenas se colocar no lugar do outro, mas entendê-lo. O Senac continuará aqui, para todos vocês. Inclusive quero falar sobre o Banco de Oportunidades do Senac, onde vocês podem cadastrar seus currículos. Muitas empresas buscam o nosso serviço, para contratação de pessoas”, disse, agradecendo a todo o pessoal envolvido na organização da formatura.
O diretor Regional do Senac ressaltou o poder da comunicação, tão necessária desde que nascemos.
“A comunicação começa a partir de quando você começa a transmitir e o outro lado entende. Hoje vocês estão recebendo seus certificados de conclusão de curso do Senac, cuja missão sempre foi educar para o trabalho e a partir de agora também será ‘transformar vidas e formar pessoas’. Vocês estão neste momento, tendo essa possibilidade de transformar a vida de vocês e de outras pessoas. Tenho muito orgulho de estar à frente do Senac, uma instituição que dá oportunidade a cada um dos seus alunos, a mudar de vida. E quero agradecer a todos vocês, formandos, que fazem parte dessa imensa família chamada Senac. Parabéns!”.
Encerrando a solenidade em Glória, Marcos Andrade parabenizou os formandos e destacou as ações de interiorização que o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac vem fazendo em todo o Estado.
“Vocês estão recebendo hoje o certificado de uma instituição que tem excelência no que faz, reconhecida nacionalmente. A minha mensagem para vocês é que façam sempre o melhor, não se contentem somente com o mesmo, façam a diferença, e sejam, antes de tudo, profissionais. Nós, enquanto Sistema S, estamos ampliando as ações, da Fecomércio, do Sesc e do Senac, para todos os municípios sergipanos, em parcerias com as prefeituras locais, com outras entidades, com o governo do Estado”.
Fotos: Ascom/Fecomércio
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.