Nos olhos da enfermeira Edjan Alves Santos refletia todo o orgulho dos demais parentes e amigos dos formandos da turma “Marco Gonçalves”, do curso Técnico em Administração, numa noite cheia de depoimentos de superação e agradecimentos aos instrutores. O neto dela, Lucas Fernandes Oliveira Santos Silva, foi um dos oito alunos que concluiu o curso, iniciado em meio às dificuldades da pandemia da Covid.
“Lucas já tinha nível superior, mas fazer o curso técnico trouxe perspectivas de trabalho para ele. Aqui no Senac, essa instituição maravilhosa, ele foi acolhido e incentivado pelos instrutores. Ele e os colegas estão colhendo os frutos do esforço de cada um. Eu só tenho gratidão por tudo, por poder presenciar esse momento na vida do meu neto”, destacou Edjan Santos.
Abrindo a solenidade, que aconteceu na noite de sexta-feira, 14, no auditório José Hilton Ribeiro, na sede do Senac Aracaju, o diretor de Educação Profissional, Adalberto de Souto, parabenizou os estudantes, principalmente pelos momentos de superação.
“Vocês já têm dentro de cada um, o sentimento de superação, de trabalhar em meio às dificuldades impostas pela pandemia. Esse será mais um diferencial para as empresas que os contratarem, pois vocês estão aptos para encarar os momentos difíceis. Preparar cada aluno da melhor forma possível para o mercado de trabalho é o nosso papel enquanto instituição de ensino profissional. Temos a certeza de que hoje vocês saem daqui altamente preparados, dominando as competências e o conhecimento técnico que a função exige”.
Após o solene juramento feito pela aluna Edjane Correia Santos e entrega dos certificados, o orador da turma, Lucas Fernandes, chamou os demais colegas para fazer uma homenagem aos instrutores, extensiva à toda equipe do Senac/SE, e destacou a torcida da sua avó, Edjan Santos, que sempre incentivou os formandos, ao longo do curso.
“Cada colega sabe o quanto ela foi importante para todos nós. Minha avó sempre nos dirigiu palavras de incentivo, para não desistir do curso, que fossemos à luta. E sempre escutei dela para buscar o melhor para mim e sempre me estimulou. A vida dela em si, é uma história de luta e superação. Obrigada, vó”.
Bastante lisonjeado por ter sido escolhido para emprestar seu nome à turma, o instrutor Marco Gonçalves, ressaltou a importância do trabalho realizado em conjunto por todos os alunos.
“O sonho que se sonha só, é só um sonho, mas um sonho que se tem junto, torna-se realidade. Vocês encararam iniciar um curso em plena pandemia, de forma on-line, que exigiu adequações ao mundo virtual. E hoje vencemos. Alunos, instrutores e todos os familiares que estiveram na torcida. Dificuldades e problemas todo mundo tem e encaram de formas diferentes. Isso é da natureza humana. Passamos juntos e chegamos junto a esse momento. Obrigada pela homenagem”.
Patronesse da turma, Yluska Mayara Ribeiro, ressaltou a importância da educação como instrumento de transformação.
“O Senac proporcionou a vocês o conhecimento que vai transformar suas vidas. Que vocês aproveitem, ponham em prática e repliquem. Sou grata por fazer parte da equipe pedagógica, de contribuir para a formação de alunos. Obrigada pela homenagem e desejo que vocês sejam pessoas sensíveis e que desenvolvam suas habilidades com ética e olhar humanizado”.
O paraninfo Edwards de Oliveira Santos Silva destacou a união da turma, na realização do projeto integrador.
“Um trabalho desenvolvido por todos, numa transição de aulas on-line para presencial, com todas as dificuldades e vocês venceram todas. Nós que fazemos parte do Senac temos esse sentimento gratificante que é ir além da formação profissional e olhar o lado humano de cada aluno. Quero parabenizar os formando e seus familiares que deram apoio para que chegassem ao final do curso”.
As palavras do instrutor Edwards Silva foram reforçadas pelo gerente do Centro de Educação Profissional de Aracaju, Antônio Santana.
“Hoje vocês estão conquistando o fruto dos esforços de cada um e do coletivo, do trabalho em conjunto da turma. E não parem, estudem, se qualifiquem mais e saibam que podem contar com o Senac, que está sempre de portas abertas para acolhê-los”.
Representando a presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e a diretoria Regional do Senac, o diretor adjunto da instituição, Manuel Leal, acompanhou a solenidade e reforçou a importância do apoio familiar.
“Sem a família de vocês, com toda certeza, o caminho seria mais árduo. E percebi isso assim que cheguei ao ver a alegria de dona Edjan, que viveu isso ao lado do neto Lucas e vibrou por todos vocês. Uma atitude muito bonita. E quero agradecer a dona Edjan pelos elogios que fez a nossa instituição, pois isso nos motiva a oferecer o melhor aos nossos alunos a cada dia. E por fim, desejar toda a sorte para os formados nessa nova etapa de suas vidas”, ressaltou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.