Alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Senac Sergipe estiveram no município de Canindé do São Francisco, nos dias 17 e 18 deste mês. Durante a visita técnica, eles tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Xingó e o Museu de Arqueologia de Xingó (Max), bem como particularidades da cultura local e do destino turístico, um dos mais procurados por quem visita Sergipe.
A aula prática foi acompanhada pelas analistas pedagógicas do Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, Andréa Figueiredo e Yluska Ribeiro.
“Foi um momento importantíssimo para a contextualização entre teoria e prática. Os alunos vivenciaram a realidade do trabalho que pretendem atuar na área do turismo, fazendo a diferença na qualidade da prestação de serviço”, ressaltou Yluska Ribeiro.
A troca de informação com quem já exerce a função foi ressaltada por alunos do curso.
“A aula prática foi uma experiência maravilhosa, pois pudemos vivenciar o conhecimento do guia de turismo sobre a história e a cultura dos locais que visitamos. Foram passados detalhes enriquecedores, tanto do museu como da usina. E esse aprendizado foi possível graças a visita técnica que foi viabilizada pelo Senac”, disse Kledka Rejane Tavares.
“Essas visitas técnicas são muito importantes para que possamos conhecer como é a rotina, o dia a dia do guia de turismo. Temos a condição de aprender detalhes sobre cada roteiro, que em pesquisas e livros não conseguimos encontrar”, declarou o aluno Matheus Rolemberg Feitosa da Silva.
“Nas aulas práticas, temos condição de vivenciar o conteúdo que aprendemos em sala de aula. São momentos importantes e enriquecedores, que nos mostram como devemos atuar no dia a dia, após a conclusão do curso de Guia de Turismo. O contato com quem já exerce a função, faz com que entendamos melhor as nossas atribuições”, afirmou Gilton da Costa Santos Júnior.
A visita foi acompanhada pelo instrutor Paulo César de Oliveira, do eixo de Turismo e Hotelaria, que ressaltou a importância da prática para os estudantes.
“As práticas permitem a vivência do que discutimos pedagogicamente em sala de aula. São momentos riquíssimos onde nossos alunos vão desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes, a partir do que aprendeu com o conteúdo teórico”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.