As alunas Rita de Cácia, do curso Técnico em Enfermagem, e Manoela Gama, do curso de Cabeleireiro, que representaram Sergipe nas Competições Senac de Educação Profissional 2023 receberam na segunda-feira, 13, a certificação da participação nas provas nacionais. Os certificados foram entregues também aos instrutores e coordenadores do Senac que formaram a comitiva sergipana durante almoço no Restaurante Escola Senac que reuniu ainda os familiares das competidoras.
O grupo foi composto pelas duas competidoras, pelas instrutoras de formação profissional em Saúde, Sara Larissa Guimarães Mercenas, e de Cabeleireiro, Gilma Angélica Santiago, e pelas coordenadoras dos cursos dos eixos de Saúde, Caroline Teles, e de Beleza, Felipa Edite.
“Foi fundamental participado dessas competições, pois ampliou a nossa visão. O formato delas foi reformulado e nos mostrou outros horizontes, a exemplo da metodologia da preparação dos alunos, todo o planejamento e a partir dessa vivência podemos nos preparar melhor para as próximas competições, que acontecerão em 2025. Valeu muito a pena estar presente e acompanhar o dia a dia, o passo a passo. O Senac pensou em cada detalhe para que os competidores colocassem em prática tudo o que aprenderam”, declarou Felipa Edite, que foi ainda supervisora das competições, que aconteceram em Vitória (ES), de 22 a 28 de outubro.
Para a sala de aula
Para a instrutora de Beleza, Gilma Angélica Santiago, participar do evento foi um aprendizado que pode ser aplicado em sala de aula.
“Participar das competições Senac foi uma experiência para a vida toda. Não conseguimos uma medalha, mas trouxemos uma bagagem muito boa de conhecimento, de vivência, que podemos aplicar em sala de aula e promover mudanças a partir do que vivenciamos lá, e assim melhorar ainda mais as nossas práticas pedagógicas”.
“Foi uma oportunidade de conhecer outros ambientes, estratégias de ensino. Além da estrutura maravilhosa, a dinâmica das competições é muito diferente do que estamos acostumados. Vai muito além de apenas ensinar, as competições conseguiram agrupar o ensino, a técnica e a aprendizagem. Foi um grande desafio, que nos trouxe um crescimento profissional que podemos posteriormente aplicar dentro da sala de aula”, reforçou a instrutora de Saúde, Sara Larissa Guimarães Mercenas.
“As nossas representantes colocaram em prática o que aprenderam durante toda a preparação e com certeza estão preparadas para o mercado de trabalho. As competições foram ainda uma grande oportunidade de network, pois conhecemos profissionais de várias áreas, de todo país. E essa experiência, vamos trazer para as salas de aula do Senac Sergipe, a exemplo das simulações realísticas. Vamos estar treinando os nossos instrutores pra melhorar os nossos planos de trabalhos docentes”, enfatizou Caroline Teles, coordenadora dos cursos de Saúde.
Reconhecimento
Os certificados foram entregues pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, pelos diretores Regionais do Sesc, Aparecida Farias, e do Senac, Marcos Sales, pelo do representante da Administração Nacional no Conselho Regional do Senac-SE, André Garcez, do diretor da Fecomércio, Petrúcio da Silva, e do diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto
“Foi muito importante o Senac Sergipe estar representado neste evento nacional, pois mostra o que estamos realizando no nosso Regional. Nossas competidoras tiveram um bom desempenho e as avaliadoras também. Isso nos deixa satisfeitos, porque o Senac Sergipe demonstra nacionalmente que está comprometido com a educação profissional”, ressaltou Adalberto Trindade de Souto.
O diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales, destacou o empenho das alunas nas provas das competições.
“As nossas competidoras deram tudo de si nas provas, conforme foram treinadas. Foi visível o quanto elas se empenharam, se doaram, tinham vontade de ganhar e quanto se esforçaram para estarem lá participando, representando o nosso estado. O Senac Sergipe só tem a agradecer, estamos extremamente felizes e vamos preparar ainda melhor a equipe que participará em 2025”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.