Manter os instrutores sempre atualizados com as demandas e novidades do mercado é uma das preocupações do Senac Sergipe. No eixo de Gastronomia, funcionários lotados na unidade de Aracaju e no interior, participaram de qualificações e eventos, que foram replicados para toda a equipe de instrutores.
“O instrutor atualizado com as novas tendências que surgem no mercado reflete positivamente na sala de aula. A preocupação do Senac não é só qualificar e profissionalizar o aluno, mas colocar no mercado de trabalho, profissionais bem preparados para atuarem nos diversos segmentos que existem no setor gastronômico”, destacou a coordenadora dos cursos de Gastronomia do Senac SE, Marta Moreira.
Em novembro, a instrutora Evanice Melo e o instrutor Orestes Cruz, lotados na unidade do Senac de Tobias Barreto, participaram no período de 21 a 23 de novembro, no Memorial da América Latina, do Mesa SP, maior evento de Gastronomia do Brasil.
“Participar do Mesa foi uma oportunidade única e assim que cheguei, me encantei com o tema escolhido este ano, que foi ‘Cozinha com propósito – o que você está servido para o mundo’, que trouxe para nós uma reflexão, do que estamos fazendo, enquanto profissional e enquanto pessoa. Foi evento engrandecedor, porque, além de conhecer novas tendências e roupagens, voltamos cheio de bagagens e esperança, para passar para os demais colegas e nossos alunos, e ter a confirmação de que estamos desenvolvendo o nosso trabalho corretamente, dentro das tendências, usando os nossos produtos locais”, relatou Orestes Cruz.
Após participar do repasse técnico e prático de panificação avançada, o instrutor de Gastronomia, Isaque Moraes, replicou as informações para os demais colegas, para a atualização de conhecimento sobre as novidades do setor. Eles puderam aprimorar habilidades e conhecer novas tendências do setor, como uso de técnicas de fermentação natural, uso de ingredientes regionais e preparos artesanais, fortalecendo a formação de qualidade.
Essa formação foi iniciativa do Plano Diretor de Gastronomia, que busca levar para todos os Regionais do Nordeste novas práticas e processos que são tendências na gastronomia.
“O curso possibilitou a troca de experiências entre os instrutores, estimulando o crescimento profissional, a integração e a replicação dos conhecimentos adquiridos. Essa capacitação reflete o compromisso do Senac em oferecer um ensino atualizado, que acompanhe as inovações do mercado e valorização das práticas”, ressaltou Marta Moreira.
A instrutora Graciana Ramalho participou do ProChef, no Senac Salvador, em setembro, e no mês seguinte, fez o repasse para os demais colegas. Trata-se de um programa de certificação da alta gastronomia, concedido pelo Culinary Institute of America (CIA).
“Essa certificação tem o objetivo de promover o aprimoramento e a padronização das técnicas internacionais de cozinha na instituição, e conhece a proeficiência de instrutores em técnicas de cozinha clássica. O repasse para os instrutores de Sergipe foi feito em três sábados, por Graciana, e Suellen Dalbosco, que já havia participado anteriormente do ProChef, pois estamos em fase preparatória dos instrutores para o programa”, informou Marta Moreira.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.