O instrutor de Garçom do Senac Sergipe, Pabllo Cezar, um dos três finalistas do Prêmio Gastronomia Preta 2024, na categoria sommelier, participou no início do mês de outubro, do ProWine 2024. O evento, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, é a maior e a principal feira profissional de vinhos e destilados das Américas.
“Lá encontramos lançamentos, novidades no mundo dos vinhos. Conhecemos importantes enólogos, provamos vinhos de alta gama, troca de conhecimento e network. A feira reuniu 1,4 marcas de 34 países. É um evento consolidado para quem trabalha com vinhos e destilados”, destacou Pablo Cezar.
Em agosto, Pabllo Cezar participou da Missão Técnico de Turismo Enogastronômico, promovido pelo Senac no Vale do São Francisco, com o objetivo de explorar as riquezas do turismo local, promover a troca de experiências, impulsionar o desenvolvimento regional e ampliar as competências dos docentes do Senac para fins de Educação Profissional. Com a participação de representantes do Senac de todos os estados do Nordeste, o evento faz parte do Plano Diretor de Gastronomia (PDG) do Núcleo Nordeste.
“A Missão em Petrolina foi de grande valia para mim, como instrutor. A vivência dessa experiência, como sommelier de formação, essas visitas às vinícolas é uma bagagem que agrega demais, além de conhecer as técnicas que eles usam, no cultivo, o terroir deles, que consegue ter até três safras por ano. Além da arte de harmonizar pratos com cada tipo de vinho, e saber o potencial turístico do Vale do São Francisco. Esse conhecimento levarei para os alunos e demais colegas de trabalho”.
Paixão pelo que faz
Desde que concluiu o curso de Garçom no Senac Sergipe, Pabllo Cezar, que é instrutor há três anos, enveredou pelo mundo dos vinhos. Tem formação em Técnica de Degustação pela Associação Brasileira de Sommeliers e possui nível 2 na certificação Wine & Spirit Education Trust (WSET), uma organização internacional que oferece certificações e programas de educação para vinhos, destilados e bebidas espirituosas. A WSET é reconhecida em mais de 70 países como uma das principais autoridades em educação sobre vinhos e destilados.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.