Em Santana do São Francisco, 25 mulheres estão sendo capacitadas para atuar como auxiliares de cozinha. Divididas em duas turmas, elas estão fazendo o curso na carreta escola de gastronomia do Senac Sergipe, viabilizado por meio de parceria entre a instituição de educação profissionalizante e a administração municipal.
As aulas ministradas pelo instrutor Isaque Moraes têm previsão de conclusão no dia 10 de maio, perfazendo um total de 160 horas.
“Começamos dia 6 de março com a oficina de higiene e manipulação, passando para todas as alunas o perfil que deve ter o profissional da cozinha, as boas práticas de higiene, manipulação e forma correta de armazenar os alimentos, controle de estoque, o que pode ser feito para minimizar os acidentes na cozinha e ainda como é a logística da cozinha de um restaurante. Na sequência fomos para a parte de corte e higienização, para quando chegarmos o módulo de preparação dos alimentos, elas já tenham esse conhecimento e possam executar as receitas de forma padronizada”, explica Moraes.
O curso também irá compartilhar orientações sobre como executar uma tabela precificada e interpretar as fichas técnicas de cada prato.
“Essas informações vão ajudar bastante para que cada aluna que for empreender, saiba o custo de cada produto quanto pode ser cobrado por cada uma delas e o lucro que vai ter. Desta forma, elas vão evitar prejuízos, com mais chances de sucesso nos negócios”, ressaltou o instrutor.
Uma das alunas, Maria do Carmo da Silva Cruz já faz doces e salgados e vislumbrou no curso a possibilidade de empreender e ter melhorias de vida.
“Me interessei em fazer o curso para adquirir mais conhecimento e técnicas na cozinha e quem sabe poder abrir meu próprio negócio. Pretendo ter a minha lanchonete e essas horas de aprendizado na carreta escola do Senac vão me preparar melhor para a realização do meu sonho, no preparo dos alimentos de forma correta e assim poder ofertar os meus produtos de forma adequada para os meus clientes”, enfatizou.
Sílvia Kelly Santos de Menezes já é microempreendedora há alguns anos e viu no curso a oportunidade de melhorar o seu negócio.
“Já cozinho seguindo os aprendizados de família e no curso quero aperfeiçoar o meu trabalho e profissionalizar a minha produção. Como isso, posso ampliar meu negócio, oferecendo aos clientes uma diversificação maior de produtos e saber o ganho real que terei na venda de cada um deles”.
De olho no turismo
No início deste ano, o prefeito da cidade, Ricardo Roriz, assinou juntamente com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade e o diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales, contrato e convênio que celebram a aquisição de cursos de aperfeiçoamento profissional para a população de Santana do São Francisco.
Os cursos serão ofertados ao longo deste ano, nas áreas de gastronomia e hotelaria, visando preparar a população para atender os turistas que visitarem o município, localizado às margens do Rio São Francisco.
A expectativa da administração municipal, que também está nas tratativas para instalação de uma unidade do Senac na cidade, é fomentar o turismo na localidade, que é o ponto de partida da Rota do Imperador, um passeio de cerca de três horas em um catamarã com capacidade para 120 pessoas e que percorre outras cidades ribeirinhas.
Antes da saída, em Santana do São Francisco, os visitantes conhecem a história do município e a fabricação das peças de barro. A Rota do Imperador está recebendo o apoio do programa “Vai Turismo”, da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e aqui capitaneado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.