Após 49 dias de apresentações, atrações, cursos, oficinas e programação especial no Restaurante Escola Senac Bistrô Cacique Chá, o Natal Iluminado foi encerrado na noite do Dia de Reis, 6 de janeiro. Considerado o segundo maior Natal do país, por onde passaram cerca de 600 mil pessoas, já tem data para começar este ano: 18 de novembro. Durante o evento, que nesta edição teve como tema “Família, amor e paz”, o Senac ofertou dois cursos e 22 oficinas na Carreta Escola, que ficou estacionada na Praça Olímpio Campos, além dos festivais gastronômicos no Cacique Chá.
“A nossa sensação é de missão cumprida. Neste período, o Senac ofertou diversas oficinas e cursos, para que os participantes pudessem ativar o empreendedorismo ou simplesmente se aprimorarem, além dos festivais de gastronomia no período noturno, no Cacique Chá, que recebeu cerca de 130 pessoas por noite, de quarta à sábado. O maior crédito, é claro, é da Fecomércio e nós, como integrantes do Sistema S, cumprimos nosso papel enquanto escola profissionalizante”, destacou Marcos Sales, diretor Regional do Senac/SE.
As palavras de Marcos Sales foram reforçadas pelo diretor Regional Adjunto do Senac, Manuel Leal, destacando o trabalho em equipe.
“Observar a alegria das crianças e seus pais, participando da festa com tranquilidade, com segurança, aproveitando tudo, os espetáculos, os brinquedos, as guloseimas que estão sendo comercializadas, nos mostram que o Sistema Fecomércio acertou na realização do Natal Iluminado. O sucesso é o resultado do trabalho em conjunto de todos os envolvidos. E o Senac atuou com oficinas, com objetivo de proporcionar aos participantes, um meio de obter uma renda extra ainda no final do ano, e também com os buffets gastronômicos do Cacique Chá”.
O coordenador do evento, Alex Garcez, agradeceu a toda a equipe que trabalhou para que o evento acontecesse e anunciou que a edição deste ano, que será a 7ª, já tem data definida.
“Agradeço ao presidente da Fecomércio para missão que me foi confiada, por acreditar no projeto e investir nele. E agradecer a todos que trabalharam para tornar essa festa ocorresse, linda e harmoniosa. Tivemos aqui na área do Natal Iluminado, no Centro, quase 1,5 trabalhadores, entre formais, informais e ambulantes. E com certeza, vamos trabalhar para que o nosso evento seja o maior do país”, informou Garcez.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, destacou a grandeza do Natal Iluminado, que foi classificado por uma revista especializada em turismo como o segundo maior do país, ficando atrás apenas da cidade gaúcha de Gramado.
“Uma festa belíssima, cujo resultado foi alcançado com a somação de esforços de todos, não só do Sistema Fecomércio, como Prefeitura de Aracaju e demais parceiros. E este ano, vamos abrilhantar mais ainda, para que possamos ser o primeiro melhor Natal do país. Quero agradecer ao Sesc, em nome da diretora Aparecida Farias, do coordenador do Natal Iluminado e vice-presidente da Fecomércio, Alex Garcez, que esteve aqui todos os dias da festa; ao diretor do Senac, Marcos Sales e toda a sua equipe. A palavra que posso expressar é gratidão, por essa festa linda, feita para a família”, declarou, ressaltando ainda que, pelo palco do evento, só passaram artistas sergipanos, cujos cachês foram pagos na hora.
O evento, que concluiu a sua 6ª edição, foi idealizado então presidente Laércio Oliveira, hoje senador eleito por Sergipe, com o objetivo de a festa ser um atrativo turístico para o Estado e fomentar diversos setores da economia.
As praças Olímpio Campos, Almirante Barroso e Fausto Cardoso foram iluminadas com mais de 5,5 milhões de pontos de luz e decoradas com 600 elementos natalinos. A programação artística e cultural contou com mais de 160 profissionais da música e artes do estado, além de 11 apresentações da parada “Um Sonho de Natal”, iluminação na frente da catedral e a Ave Maria cantada na frente da Igreja, sempre às 18h, em alguns dias da semana.
Novidades serão acrescentadas ao evento deste ano, como ampliação da programação e atrações.