BelezaCase de SucessoDestaquesNotíciasUnidade Móvel

Egressa do curso de Beleza do Senac Sergipe iniciou carreira no Rio de Janeiro atendendo famosos

“Ter a certificação do Senac teve um grande peso para conquistar uma vaga”, conta Maria do Carmo
Egressa do curso de Beleza do Senac Sergipe iniciou carreira no Rio de Janeiro atendendo famosos
no Rio de Janeiro
Foto: arquivo pessoal/Maria do Carmo

Fazer um curso na Unidade Móvel (UM), no ano de 1999, em Pacatuba, no município onde nasceu e morava, ajudou Maria do Carmo Santos a trabalhar no Rio de Janeiro, cuidando dos cabelos de artistas famosos. Formada em Biologia – licenciatura, a egressa do Senac relata que sempre foi apaixonada pela área da beleza, por tratamento capilares e faciais, por cuidar da pele.

“Na época, a instrutora nos levava para vários municípios para treinar cortes de cabelo, na Unidade Móvel, sempre tendo como base Aracaju. Esse trabalho de se deslocar para outras cidades, era num dia específico da semana. Era um treinamento muito bom e os alunos, como até hoje, sempre foram muito bem orientados”, relembra Maria do Carmo.

Após concluir o curso de cabeleireiro, a egressa já estava com viagem marcada para a capital do Rio de Janeiro, para trabalhar numa área diferente.

“Fui para o Rio de Janeiro trabalhar numa casa de repouso e chegando lá, também comecei a trabalhar num dos salões de beleza mais famosos da Barra da Tijuca na época, especializado em atendimento de negros. Para fazer parte da equipe, era feita uma prova prática e o meu trabalho foi aceito de primeira. Todos quiseram saber onde tinha feito o curso e disse que tinha sido no Senac, em Sergipe. Ter a certificação do Senac teve um grande peso para  conquistar uma vaga”, relembra ela, complementando que vários artistas eram clientes do local.

“Atendi Daniela Escobar, Carolina Dieckmann, Fátima Bernardes, Júlia Almeida, Xuxa, uma dermatologista que atendia muitos artistas, Dra. Cláudia Nick, dentre muito outros. Fiz o cabelo de muitos famosos e também maquiagem, que comecei a praticar no Rio de Janeiro”.

Maria do Carmo se dividia entre a clínica, onde trabalhava de segunda à quinta, e os demais dias se dedicava ao que sempre gostava de fazer.

“A partir de sexta-feira até o domingo, estava no salão. Trabalhei muito, mas valia a pena, pois lucrava muito mais como cabeleireira. No início, ficava em um salão e depois me colocaram para trabalhar em outro, na Barra da Tijuca, que era especializado em cabelos afros. Não sai da clínica, pois fui levada para lá pela mãe do ator Raul Gazolla e o local era afiliado ao Retiro dos Artistas. Na clínica, aprendi a ser uma pessoa equilibrada, pois quando cheguei lá estava com 18 anos”.

Anos depois Maria do Carmo resolveu retornar para Sergipe, por um motivo pessoal e muito especial.

“Descobri que estava grávida de gêmeos e fiquei com receio de cuidar dos dois no Rio de Janeiro, sem família para me dar suporte, apesar de ter um plano de saúde bom e uma boa estrutura lá. Eu voltei por causa deles e depois que cheguei resolvi fazer o curso de maquiagem, em Pacatuba mesmo, na Unidade Móvel do Senac”.

Formada em Biologia – licenciatura, Maria do Carmo chegou a atuar na docência no Estado, mas nunca deixou de lado a área que sempre teve afinidade.

“Passei dois anos trabalhando como professora no Estado, mas a minha paixão sempre foi a beleza.  Já tem 20 anos que voltei e de lá para cá não parei de me aperfeiçoar. Além dos cursos de beleza, tenho licenciatura em Biologia, pós em psicopedagogia clínica, em gestão ambiental e em terapeuta de Técnica de Reprocessamento Regenerativo (TRG). Gosto e não deixo a vida acadêmica, mas o que me sustenta mesmo é o que aprendi no Senac, são os cursos de beleza”, enfatizou.

Atualmente morando no Centro de Aracaju, a egressa do Senac Sergipe, sempre põe em prática o que aprendeu como aluna da instituição de educação profissional.

“Já estou há alguns anos aqui em Aracaju e sempre faço questão de estar maquiada. Acordo, preparo minha pele, vou tomar meu café e depois volto e finalizo. Quando saio, muita gente me pergunta quem me maquiou e quando digo que sou eu mesma, sempre perguntam se faço em outras pessoas. Como maquiadora e cabeleireira, também agrego o que aprendi nos cursos acadêmicos, pois acabo atuando como terapeuta, ouvindo os desabafos e conversando com os clientes”.

Elevando a autoestima

Rio de JaneiroFeliz e realizada com o que faz, Maria do Carmo afirma que é preciso manter o brilho nos olhos com a profissão que cada um escolher.

“A área de beleza é maravilhosa. Ajudamos as pessoas a elevarem a autoestima. Tenho o meu autocuidado, me olho todos os dias no espelho e digo; não estou bonita, mas quero ficar bonita. Toda mulher precisa entender isso e sempre realçar a sua beleza. E como cabeleireira e maquiadora, faço sempre isso. Sentada na minha cadeira de beleza, já ajudei muita gente, aliando o que aprendi no Senac com as técnicas de TRG”, finaliza.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo