Durante dois dias, o auditório do Centro de Educação Profissional (CEP) da unidade Aracaju do Senac, foi palco do Workshop de Turismo e Gastronomia (WTG) do Baixo São Francisco, organizado pelo Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), da Fecomércio. Contando com o apoio do Senac e da Agência de Desenvolvimento do Baixo São Francisco, o evento reuniu na sexta e sábado, 17 e 18, guias de turismo de Sergipe, Alagoas e Bahia, além de empreendedores e convidados, com o objetivo divulgar os atrativos e os empreendimentos da região, bem como debater estratégias para consolidar os roteiros turísticos do Baixo São Francisco.
O encontro contou com a participação de representantes dos municípios de Canhoba, Telha, Cedro de São João, Propriá, Santana do São Francisco, Neópolis, Pacatuba e Brejo Grande.
“Para o Senac, foi um imenso prazer ser sede deste primeiro evento, para conhecer e mostrar um pouco do artesanato, da cultura, da gastronomia e atrativos naturais do Baixo São Francisco, uma região que é a sexta mais populosa do estado, com quase 125 mil habitantes”, destacou o diretor Regional do Senac SE, Marcos Sales.
Representando a Agência de Desenvolvimento da região, Genilson Aragão, destacou o trabalho de gestões públicas e empresários, que acreditam no potencial turístico da região.
“Temos vários empreendimentos no Baixo São Francisco sergipano, implantados inclusive por empresários que reconhecem as riquezas naturais, culturais e gastronômicas da região. E podemos perceber isso, nesses dois dias, através da explanação de representantes de cada município que esteve presente. Na região, temos um potencial turístico muito grande, além de vocação natural para o agronegócio. Reunir aqui os que sonham em ver o desenvolvimento da região, para discutir e apresentar ideias, foi de extrema importância, principalmente contando com o apoio da Fecomércio e do Senac”.
O superintendente da Fecomércio, Lucas Uriel, que coordena as ações do Projeto Vai Turismo em Sergipe, fez um breve relato do que foi realizado no primeiro momento e os encaminhamentos que serão dados este ano, para consolidar as rotas Religiosa – São Cristóvão e Laranjeiras – e de Compras – Tobias Barreto e Itabaianinha.
“O Sistema Fecomércio também possui outras ações de fomento ao turismo em Sergipe, inclusive na região do Baixo São Francisco. Ano passado o Natal Iluminado foi ampliado para algumas cidades do interior, e um dos municípios onde aconteceu foi em Santana do São Francisco, que recebeu ainda o Carnaval da Família, atraindo turistas e pessoas da região. Tivemos a participação de municípios na Semana da Sergipanidade, realizada em Aracaju, quando foi possível divulgar seus atrativos turísticos e empreendimentos, dentre outras ações, envolvendo órgãos públicos e iniciativa privada”.
O instrutor de Turismo do Senac Sergipe, Paulo César, reforçou que hoje é fundamental a divulgação de todos os atrativos das redes sociais.
“O turista 5.0 quer saber o que vai encontrar, quer programar o roteiro, a viagem. Ele vai aparecer na região, mas vai para os locais que divulgam seus atrativos nas redes. É importante que todos que trabalham com a cadeia produtiva do turismo entendam isso e abasteçam seus sites e redes, com detalhes sobre o que tem a oferecer. Atraindo visitantes, movimenta a economia e, consequentemente, eleva a qualidade de vida das pessoas que moram na região. Temos que ter investimentos em educação, em saúde, em segurança, e em mídia digital nesses municípios do Baixo São Francisco, porque é lindo e maravilhoso”.
Fechando o WTG do Baixo São Francisco, os participantes puderam degustar pratos típicos, preparados pela equipe do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), seguindo as receitas encaminhadas por empreendimentos da região. O almoço foi servido no Restaurante Escola Senac.
“Queremos registrar a nossa gratidão a todos que fizeram parte deste projeto e acreditaram no potencial das nossas empresas que compõem o trade turístico do Baixo São Francisco. Foi um momento que revelou a excelência em cada detalhe da hotelaria e gastronomia em nossa região. E agradecer a Aragão por cada esforço dedicado, que resultou em uma experiência inesquecível, em que a qualidade e o acolhimento foram reconhecidos e proclamados pelo público presente. Juntos, tornamos cada pedacinho desse paraíso ainda mais especial e emocionante”, enfatizou a empresária Edilene Oliveira, de Propriá.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.