AracajuDestaquesNotícias

Superintendente do maior hospital público de Sergipe participa de roda de conversa com alunos da área de saúde do Senac

O diálogo com o médico e gestor apresentou novas perspectivas  entre teoria e prática e o perfil do profissional requisitado pelas empresas do setor
Superintendente do maior hospital público de Sergipe participa de roda de conversa com alunos da área de saúde do Senac

Proporcionar aos alunos momentos de interação com profissionais experientes e em atuação no mercado de trabalho. Esse foi o objetivo da roda de conversa, promovida pelo Senac/SE, no dia 4 de dezembro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, com o convidado Bruno Moura da Conceição, Superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), maior unidade hospitalar pública do estado de Sergipe.

Alunos da área da saúde, dos cursos de Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Cuidador de Idoso e Técnico em Massoterapia puderam conhecer o perfil do profissional de saúde que as instituições buscam para contratação, além de alinhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“A roda de conversa trouxe novas perspectivas. Além de solidificar a aprendizagem entre teoria e prática, eles puderam ouvir de um profissional, que têm experiência, como médico e como gestor, o que o mercado busca em um profissional para ser incorporado, seja instituição pública ou privada.”, complementou Yluska Ribeiro, coordenadora pedagógica do Senac/SE.

A enfermeira e instrutora de educação profissional do Senac/SE, Maria Morgana Neuma Silva, explica que a ação foi imprescindível para o momento de formação profissional e de pensamento crítico que os alunos estão vivendo.

“Engrandece imensamente o arcabouço dos nossos alunos, por poder ter a oportunidade de ver e ouvir a sabedoria, a experiência profissional. Foi algo valioso e que eles levarão para sua vivência tanto enquanto alunos tanto enquanto profissionais”, evidenciou a instrutora.

A conversa também teve como uma das pautas, a necessidade de o cuidado humanizado nos dias atuais.

“Foi de suma importância para a turma de cuidador de idosos. Através dela, nós pudemos ver que era realmente importante para um cuidador, ou seja, quais características o profissional precisa ter, principalmente a questão de humanização. Cuidar com aquele olhar de empatia, de que um dia vai chegar naquela fase e cuidar do idoso como se fosse um ente dele”, enfatizou a coordenadora pedagógica do curso de Cuidador de Idoso do Senac/SE, Jucileide Dultra Santos.

Os alunos reconheceram a importância desse cuidado, que trará um impacto positivo em suas formações.

“Momentos como este nos fazem entender a importância de nós, que fazemos o curso técnico em massoterapia, temos na sociedade. Também nos faz reconhecer e querer abrir mais espaço na área, que por mais que seja popular, não é tão conhecida, principalmente em hospitais de idosos “, comentou Luiza Helen, do curso de Técnico em Massoterapia.

“A palestra do doutor Bruno foi muito significativa e esclarecedora. Até porque ele deu dicas sobre o nosso curso e também, esclareceu alguns pontos que nós ficávamos em dúvida sobre a gestão atual do Huse. Parabenizo, principalmente, a questão da humanização do atendimento”, disse Maria Francisca, aluna do curso de Cuidador de Idoso.

A aluna de especialização técnica de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Leydijane Santos Andrade, enfatizou a importância da visão de Bruno como médico e gestor ao compartilhar conhecimentos com os alunos.

“Foi esclarecedor. Tratou-se de uma visão como médico, como gestor do maior hospital de Sergipe, trazendo sua visão, sobre o atendimento da saúde, principalmente em nível técnico. Além da atenção e chance que é dada aos novos profissionais, visando um atendimento humanizado, e o cuidado de suas ações práticas”, afirmou.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo