AracajuCIPAADestaquesNotíciasSIPAT

Sipat encerra destacando a importância da saúde mental e física na prevenção de acidentes


Sipat encerra destacando a importância da saúde mental e física na prevenção de acidentes

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPAA) do Senac Sergipe, este ano, trouxe algumas abordagens diferentes. As atividades foram iniciadas pelas unidades do interior e finalizadas na escola de Aracaju, na terça-feira, 29 de outubro, tratando de temas e dinâmicas ligadas também à saúde mental e convivência no ambiente de trabalho.

sipat“Como especialista em segurança e saúde do trabalho, é com grande convicção que afirmo a importância de incluir conteúdos sobre saúde física, saúde mental e prevenção de acidentes na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da empresa”, destacou a secretária da CIPAA e funcionária do Núcleo de Departamento de Pessoal (NDPE), de Tatiane Lima.

A saúde mental dos colaboradores também merece atenção especial. O estresse, a ansiedade e outros problemas relacionados podem impactar negativamente no desempenho no trabalho e aumentar o risco de acidentes. Por isso, de acordo coma assessora de Inovação Educacional do Senac SE, Cristiane Tavares, é fundamental falar sobre gestão do estresse, promoção do bem-estar emocional e prevenção do esgotamento profissional.

“Abordamos o tema ‘Comunicação não violenta’, que é o caminho para transformarmos nossas interações em espaços de respeito e compreensão, onde cada palavra não só transmite uma ideia, mas constrói uma ponte de empatia entre as pessoas. Essa onda pode transformar a cultura organizacional de uma empresa para um ambiente mais saudável e mais feliz”.

 

Além disso, a saúde física dos colaboradores é um pilar fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Incluir temas como ergonomia, prevenção de lesões musculoesqueléticas e práticas saudáveis de alimentação e exercícios físicos durante a Sipat é essencial para conscientizar os funcionários sobre a importância de cuidar do próprio corpo e prevenir doenças ocupacionais.

sipatO assunto foi abordado, de forma bastante dinâmica, pelo educador físico, especialista em atividade física e palestrante motivacional Yuri Aragão Sampaio.

“A atividade apresentada foi um trabalho de conscientização da importância do exercício físico, que é o tratamento não farmacológico mais eficaz do mundo. Formamos grupos para interagirem através de questionamentos, com perguntas relacionadas ao exercício, mitos e verdades. Fizemos brincadeiras com verdadeiro e falso e quem errava naturalmente pagava uma prenda com algum exercício, reforçando a importância da atividade física e do bom comportamento para a melhoria da qualidade e quantidade de vida. Eles sentiram na pele a necessidade de movimentar o corpo, além de receber o conteúdo, interagir entre perguntas, respostas e mitos, dentro de tanta informação que existe hoje, por conta das redes sociais”, reforçou.

Por fim, a prevenção de acidentes deve ser o foco central de qualquer iniciativa de segurança do trabalho. Capacitar os colaboradores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promover a cultura de segurança e ensinar medidas preventivas são ações essenciais para evitar acidentes e preservar a integridade física e emocional dos funcionários.

“Ao incluir conteúdos sobre saúde física, saúde mental e prevenção de acidentes na programação da Sipat, a empresa investe no bem-estar e na segurança de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho saudável, seguro e produtivo para todos”, finaliza a técnica em segurança do trabalho, Tatiane Lima.

Unidades do interior

As atividades da Sipat foram iniciadas pela unidade de Nossa Senhora da Glória, no dia 23 de outubro. Na ocasião,  a palestra “Inteligência Emocional no ambiente corporativo” foi proferida pela psicóloga organizacional e do trabalho do Senac SE, Rosineide Borges. A atividade foi coordenada pelas cipeiras Selma Cristina e Greice Kelly.

 

No dia 24 de outubro, foi a vez do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Tobias Barreto receber as ações da Sipat, com a palestra sobre “Primeiros Socorros”, proferida pela instrutora de enfermagem do Senac SE, Maria Morgana Lima e Silva. A ação teve o acompanhamento dos membros da CIPAA, Cláudio Cândido e Sydna Correia.

Na sexta-feira, 25 de outubro, as ações da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho aconteceram no Senac de Itabaiana. A palestra “Prevenção envolvendo extintores” foi proferida por Robson Pereira, especialista em engenharia de segurança, no auditório da unidade, contando com as presenças dos cipeiros Tatiane Lima e Thiago Correia.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo