Com o tema “Cuidando de quem cuida”, o Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac de Aracaju reuniu os funcionários na tarde de sexta-feira, 13 de setembro, no auditório Hilton José Ribeiro. O evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo” que será desenvolvida durante todo este mês, que trata sobre a valorização da vida.
O diretor Regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, ressaltou a importância de conversar sobre o tema, com os alunos da instituição e com o mesmo teor, com os funcionários que estão na ponta do atendimento.
“Durante toda a semana, reunimos alunos da capital e nesta sexta-feira, os funcionários do Senac de Aracaju, para tratar deste tema tão importante. Ouvimos relatos surpreendentes, as pessoas se integraram e entenderam o espírito de união que há em nossa instituição. Na próxima semana, as unidades do Senac também farão essa reflexão, com palestras e depoimentos de funcionários e alunos, para que saiamos deste processo mais fortalecidos. Isso é o que o Sistema Fecomércio faz, pois cuidar de pessoas nos aproxima”.
As ações foram organizadas pela Assessoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional (ADHO) e o Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE).
“Estamos realizando esses encontros que são extremamente importantes e fundamentais para nós, funcionários, e principalmente para os nossos alunos, para que todos sintam que têm apoio, quando necessitarem”, frisou a gerente do NPRE, Marileide Martins.
“Essa é a terceira edição do Setembro Amarelo no Senac e este ano estamos fazendo uma abordagem diferente, integrando o pedagógico ao administrativo. Esta tarde, foi um momento humanizado e acolhedor, no qual compartilhamos ideias, desafios, angústias e vulnerabilidades, e principalmente ser acolhido. Dentro desses vários dias de ações, essa foi uma tarde de muito acolhimentos dos funcionários”, disse a psicóloga Organizacional e do Trabalho do Senac, Rosineide Borges, que foi uma das palestrantes.
Convidado pelo Senac para falar sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), o voluntário e porta-voz do Caio Rubens Castilhano Santos, destacou a importância de abordar o tema.
“Quero parabenizar o Senac por esta iniciativa de realizar esses debates sobre o ‘Setembro Amarelo”, sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, que abordam o autocuidado e o cuidado com o outro, tanto com os alunos quanto com a sua equipe técnica. É um trabalho importante, que deve ser desenvolvido durante todo o ano, para que as pessoas tenham mais atenção e cuidado, umas com as outras, pois isso aproxima as pessoas. Foi uma satisfação para o CVV participar desses encontros e colaborar com as ações do Senac”, destacou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.