Uma cerimônia inclusiva e cheia de emoção. Assim foi a solenidade de formatura dos alunos da primeira turma do curso Técnico em Gastronomia, ofertado pelo Senac Sergipe, que aconteceu na sexta-feira, 4 de outubro, no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju.
Entre os dez formandos estava a aluna com deficiência auditiva, Samyra dos Santos Nunes, que durante o pouco mais de um ano de curso, teve o acompanhamento dos intérpretes de Libras Lucas da Paz e Luciano Nascimento, que garantiram a ela o acesso ao todo conteúdo teórico e prático do curso.
“Foi um curso muito satisfatório, estou muito emocionada por ter chegado esse dia de conclusão da minha formação técnica. É um grande começo e eu estou muito feliz. Desde os meus nove anos eu tinha vontade de trabalhar na área de confeitaria, mas agora com esse curso, eu quero continuar aprendendo, buscando conhecimento e brevemente, trabalhar na área da cozinha vegana”.
“No começo foi bem difícil, foram vários aprendizados, até conseguirmos nos familiarizar com todas as técnicas, todas as receitas. No final foi muito bom, prazeroso e gratificante conseguirmos nos formar. Tivemos professores maravilhosos e muitas histórias para contar, da convivência entre alunos”, ressaltou Danilo Nunes Carvalho, que foi o orador da turma.
Durante a solenidade, cujo juramento foi conduzido pela aluna Amanda Jéssica Batista Ferreira, os concludentes fizeram homenagens a integrantes da equipe do setor de Gastronomia do Senac, além do patrono e patronesse, que foram instrutores do curso.
“Foi uma emoção muito grande que invadiu o nosso coração nesta noite. Foi uma alegria imensa estar com essa turma uma parte de confeitaria e panificação do curso. E para completar a minha emoção, tive a honra de ser convidada para ser patronesse da turma. Parabéns aos formandos e ao Senac, pela primeira turma de Técnico de Gastronomia”, declarou a patronesse Edivane Teles.
“Foi uma noite muito feliz, pois formamos a primeira turma de Técnico em Gastronomia do Senac Sergipe. Foi uma honra poder acompanhá-los durante alguns meses, em algumas disciplinas e ver a evolução deles e chega hoje na formatura, foi uma emoção muito grande e muito gratificante, por ter sido escolhido como patrono da turma”, destacou o patrono Jefferson Carvalho.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, se emocionou com a solenidade, preparada pela equipe do Senac, de forma que a formanda com deficiência auditiva pudesse vivenciar todos os momentos da noite.
“O que vimos hoje aqui foi uma prova de que sempre fazemos o melhor, uma noite inclusiva. E que aqui parabenizar todos que fazem o Senac, em particular o setor de Gastronomia, pois este foi um momento ímpar, a formatura da primeira turma de Técnico em Gastronomia ofertada em Sergipe. Nós estamos dando exemplo de inclusão, temos vários casos aqui no Senac, como os dois alunos autistas que se formaram em Rádio e TV. O mesmo curso conta hoje com uma pessoa com deficiência visual. Para a gente fazer a diferença, temos que nos colocar na posição do outro. Nós cuidamos de pessoas, e cuidar de pessoas, nos aproxima”, destacou, finalizado a solenidade.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.