O Senac estreou o curso de Técnico em Eventos, o primeiro curso voltado para a área. A aula inaugural para 20 alunos aconteceu nesta terça-feira, no dia 22 de agosto, no auditório do Senac.
“A necessidade do curso surgiu quando percebemos que o vínculo muito forte entre a gastronomia e os eventos. Porque não existe evento, pelo menos na concepção maior, sem que se ofereça algo para beber ou comer. É um link muito natural”, explica o gerente do Centro de Treinamento Gastronômico (CGT) do Senac/SE, José Américo Siqueira.
O instrutor do curso, Valter de Souza, enfatizou a necessidade mercadológica do curso de técnico em eventos. Ele afirma que é uma das áreas que mais cresce no 3° setor desde o fim da pandemia, mas ressalta a escassez de profissionais capacitados no ramo.
“Hoje tem crescido muito, há muitas oportunidades, o que falta são profissionais qualificados no mercado. As empresas de eventos daqui, em sua maioria, não existem pessoas com formação direta. Achavam bonito e começavam a investir na área”, conta.
Valter Souza, que possui formação em jornalismo e especialização em educação à distância e profissionalizante, acrescenta que é necessário o domínio técnico.
“Fazer por fazer ou copiar da internet é fácil. Outra coisa é você ter segurança. Por exemplo, o profissional de eventos tem que dominar a parte cerimonial e de protocolo, que é muito técnica”, destaca.
A turma é formada por egressos de diversos cursos do Senac e novatos. “Vi que estava disponível o curso gratuito no Senac e percebi que era uma ótima oportunidade para me engajar no ramo de eventos”, disse Jorge Alberto Santos, de 21 anos, em seu primeiro curso no Senac.
Já Ricardo Leite de 49 anos, é egresso do Senac dos cursos de datilografia e design gráfico, atualmente, além de técnico em eventos, cursa oratória. “Eu comecei a trabalhar com eventos em 2015. Fiz um curso online, que é diferente de um presencial. Então estou aqui para me aperfeiçoar e virar um profissional da área de eventos”, comenta.
Apresentação surpresa
Aproveitando que era o dia do folclore, para levantar o astral da aula inaugural de técnico em eventos, alunos do oitavo ano da Escola Municipal Desembargador José Sotero do município Rosário do Catete fizeram duas apresentações teatrais. A primeira encenação trazia a lenda do Saci-pererê como elemento principal e a segunda, a Iara.
“O convite surgiu a partir de um post, que era um dos critérios de avaliação dos meninos, para divulgar a peça de teatro na escola e nas redes sociais deles. Daí a professora Cristina viu e resolveu fazer esse convite. Disse que teria uma abertura do curso de eventos e gostaria de saber se eles poderiam se apresentar no Senac. Achei que eles não iriam topar, mas toparam de cara”, conta a professora de artes Gustinha Accioly, que já foi egressa do Senac.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.