AracajuDestaquesNotícias

Ressignificar o modo de ensinar com foco nas demandas do mercado de trabalho é a proposta da Jornada Pedagógica do Senac/SE


Ressignificar o modo de ensinar com foco nas demandas do mercado de trabalho é a proposta da Jornada Pedagógica do Senac/SE

Na manhã desta quinta-feira, 2, teve início a Jornada Pedagógica 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Sergipe. Com o tema “Juntos é possível: ressignificar e avançar”, o evento reunirá até a tarde da sexta, 3, cerca de 150 participantes, entre instrutores, analistas de processo educacional e gerentes de divisão, de unidades operativas e de núcleos.

Jornada PedagógicaAntes da abertura oficial do evento, o  momento de acolhimento contou com a participação de integrantes da quadrilha junina Unidos em Asa Branca, que ensinou alguns passos do xote e do xaxado para os presentes, numa autêntica valorização na cultura nordestina. Representando o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e o diretor Regional do Senac, Marcos Sales, o adjunto, Manuel Leal, destacou a importância da jornada ser iniciada com a apresentação cultural.

Jornada Pedagógica“Muito importante esse momento de descontração de quem está à frente da educação, da preparação dos nossos alunos, para o mercado de trabalho, nos setores de comércio de bens, serviços e turismo. E este ano, o foco é como utilizar as novas tecnologias na área pedagógica profissional. É momento de interação  e qualificação dos trabalhadores de todas as nossas unidades pedagógicas”, destacou.

Jornada PedagógicaAbrindo oficialmente a jornada, o diretor do Departamento de Educação Permanente (DEP), Adalberto Trindade de Souto, cumprimentou os participantes e destacou o tema escolhido para este ano.

“O objetivo é que nestes dois dias de jornada, façamos uma imersão sobre o tema, com uma nova construção pedagógica e pessoal, e que esta ressignificação traga o fortalecimento da educação profissional. Precisamos repensar o que o mercado de trabalho está exigindo atualmente, e nos adaptar para preparar melhor os nossos alunos, dentro das perspectivas das novas tecnologias, hoje adotadas em todos os eixos profissionais”, ressaltou.

Jornada PedagógicaEm seguida, Adalberto de Souto convidou a gerente de Produção e Operações Educacionais do Senac de Mato Grosso do Sul, Cláudia Maia Dezan, para proferir a palestra, que leva o tema da jornada.

“Quero começar essa palestra trazendo as tendências da NRF, que é a maior feira de varejo do mundo, para mostrar aos docentes que a formação profissional tem que estar conectada com a inovação, com a tecnologia, com o que há de mais moderno. Precisamos ressignificar o modo de ensinar, o modo de pensar, para atender as demandas da atualidade. Os professores não podem mais ficar trancados dentro de uma sala de aula, porque aluno tem o mundo na palma das mãos, no celular, no computador, no tablet”, falou a palestrante, reforçando que o intuito foi mexer realmente com a cabeça de todos os presentes.

Jornada Pedagógica“Quando ficamos incomodados, nos mexemos. E para isso é necessário que haja união, pois o resultado a ser alcançado é um trabalho de equipe. Precisamos saber onde queremos chegar. E ter toda uma estrutura para isso. Não dá exigir do professor sem a instituição fazer a parte dela. O Senac tem que estar de mente aberta para modernidade, para inovação, investir em capacitação pedagógica, na formação dos professores e investir no  conhecimento do novo, para que eles possam passar para os alunos”.

À tarde, a jornada será retomada com oficinas, seguidas de palestra sobre “Processos Criativos”, que será proferida pela coordenadora do curso de Design, do Departamento de Artes Visuais e Design da UFS, Germana Araújo.

Compartilhe

Pular para o conteúdo