Alunos do curso Técnico em Rádio e TV do Senac Sergipe convidaram o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, para uma entrevista envolvendo família, carreira profissional, aspirações e até mesmo política. Sob a coordenação do instrutor Valter de Souza, da disciplina “Técnicas de entrevista e apresentação do noticiário”, a atividade foi formatada como uma coletiva.
A ideia de entrevistar Marcos Andrade, de acordo com o aluno Genivaldo Andrade, surgiu a partir de uma pesquisa com os colegas.
“Nos reunimos e debatemos nomes para fazer a atividade do módulo e o de Marcos Andrade acabou sendo unanimidade, devido ao trabalho de destaque que vem fazendo na Fecomércio, além de egresso do curso de Rádio e TV. Então, resolvemos entrevistá-lo e saber um pouco mais sobre a história dele, sua vida, realizações e aspirações. Ele é bastante dinâmico, atuante e acessível. Eu mesmo, sou de Itabaiana e sei o esforço que está sendo feito para a inauguração da nova sede do Senac na cidade, que passará a ofertar mais cursos para a região do agreste”.
Marcos Andrade agradeceu o convite e falou sobre família, a relação com o município de Tobias Barreto e do orgulho de fazer parte do Sistema S, há 31 anos.
“Fui aluno do Senac e tenho muito orgulho de hoje ser presidente da instituição. Faço parte do Sistema Fecomércio desde meus 26 anos de idade, que é de extrema importância para a sociedade. O comércio de bens, serviços e turismo é responsável por 76% da geração de emprego e renda em Sergipe e no Brasil, então, para mim, o Sistema S é o mais importante de todos. É um orgulho muito grande poder conduzi-lo, num caminho que construí ao longo dos 31 anos que faço parte da entidade”, declarou.
Respondendo sobre o que o motiva estar à frente da entidade, Marcos Andrade esclareceu que, como presidente da Fecomércio de Sergipe, atua na condição de presidente dos Conselhos do Sesc e do Senac do Estado, falando ainda sobre os resultados já conquistados.
“É um sacerdócio não sou remunerado, mas tenho orgulho dos resultados positivos que temos conquistado. Hoje, o Sistema Fecomércio de Sergipe foi escolhido como o melhor pela Confederação Nacional do Comércio, graças aos avanços que alcançamos, a exemplo de chegar com ações nos 75 municípios sergipanos, ao trabalho do Programa Vai Turismo no Estado, a ampliação do Natal Iluminado, em Aracaju e para mais 15 cidades, onde tivemos recorde de público, e hoje já é apontado como o segundo maior do país”.
O entrevistado ressaltou que o trabalho não para e há muito a ser feito durante 2024 e os próximos anos.
“Adoto o sistema de gestão pelo exemplo. Chego cedo, mantenho a porta da sala sempre aberta para atender a todos, pois somos todos iguais e devemos tratar as pessoas bem e com respeito. O resultado aparece com o trabalho em equipe. Temos 21 obras sendo realizadas em todo o Estado, com expansão da Fecomércio, do Sesc e do Senac. Estamos fortalecendo a interiorização, para alcançar a população que mais precisa e mudar a realidade de algumas localidades, através da qualificação para o mercado e pelo bem-estar social”.
Política
Dentro da entrevista, Marcos Andrade foi indagado sobre prováveis aspirações políticas partidárias.
“Já fui citado por alguns pretensos candidatos, para formar uma chapa e concorrer como vice-prefeito aqui em Aracaju, alguns mais explícitos e outros de forma mais reservada, inclusive para ser candidato a prefeito da capital. Não estou trabalhando para isso nem é o meu foco neste momento. A minha meta é fortalecer o Sistema Fecomércio em Sergipe, com ações que tragam resultados positivos para o desenvolvimento do nosso Estado”.
Agradecendo a participação e disponibilidade do presidente da Fecomércio, o instrutor Valter de Souza encerrou a coletiva, explicando a importância da atividade.
“Dentro da disciplina ‘Técnicas de entrevista e apresentação do noticiário’, a última atividade é a formatação de uma coletiva, para qual selecionamos com alunos, uma personalidade que esteja em destaque no Estado. E o nome de Marcos Andrade surgiu como um consenso entre todos e agradecemos ter aceitado prontamente o convite da turma. Sem dúvida a coletiva contribuiu para que eles conhecessem um pouco sobre a trajetória do presidente da Fecomércio, as ações que estão sendo realizadas e, principalmente colaborou para a melhor preparação desses alunos para o mercado de trabalho”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.