Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) promoveu o curso de bombons e trufas, que foi ministrado por instrutores do Senac Sergipe. As aulas foram ministradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santa Maria. As 13 mulheres em situação de vulnerabilidade social receberam na noite de terça-feira, 28, os certificados de conclusão da capacitação.
O público-alvo do curso foi mulheres em situação de vulnerabilidade, conforme ressaltou o diretor de Educação Permanente, Adalberto Trindade de Souto.
“O objetivo da parceria foi capacitar essas mulheres vulneráveis dessa região da zona sul de Aracaju, identificadas e apontadas pelo CRAS do Santa Maria, para que pudessem produzir e comercializar bombons e trufas, garantindo assim uma fonte de renda com dignidade”, relatou.
A oficina teve a duração de 24h de aulas e foi ministrada pela instrutora de Gastronomia do Senac, Edivane Teles.
“A turma era formada por mulheres de diversas faixas etárias, a maioria já com filhos e em alguns casos até com netos. Dessas, 80 % estavam em busca de uma fonte de renda que pudessem trabalhar em suas casas. Elas relataram que escolheram o curso por gostarem da área e vislumbraram nele, uma oportunidade de se capacitar para empreender. Durante as avaliações percebemos o empenho das alunas em todas as atividades propostas e uma delas, já saiu curso com encomendas, após mostrar fotos do que havia produzido”, disse.
“Nesta primeira turma, foram atendidas mulheres, financeiramente vulneráveis, devolvendo-lhes dignidade através de qualificação para trabalhar em algum estabelecimento ou por conta própria e ganhar dinheiro para o seu sustento e de sua família. Através de parcerias como esta, o Senac cumpre o seu papel de educar para o trabalho, preparando os alunos para que consigam ter uma renda com seu próprio esforço e com dignidade”, destacou o gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac-SE, José Américo Siqueira.
Finalizado o curso, as participantes serão acolhidas para um encontro sobre empreendedorismo, organizado pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.