Cinco instrutores de informática do Senac Sergipe foram aprovados no prestigiado programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) e já receberam seus certificados, destacando-se como educadores inovadores. Os instrutores Sérgio Pitanga, Rodrigo Pedrosa, Mikaela Lima, Nagila Caroliny Nunes da Silva e Batson Batalha participaram de um rigoroso processo de seleção e treinamento, promovido pelo Departamento Nacional do Senac, com o objetivo de preparar docentes de 23 Departamentos Regionais.
O MIEE é uma iniciativa da Microsoft que reconhece docentes motivados e apaixonados por ensinar e aprender, que inspiram seus alunos com pensamento criativo e colaborativo. Os educadores compartilham seus conhecimentos e práticas inovadoras com colegas e outros docentes por meio de treinamentos, conferências e redes sociais, atuando como agentes de mudança na educação.
Foram 43 horas de preparação para o programa, distribuídas em atividades semanais que envolveram metodologias ativas e o uso de recursos digitais. Os participantes tiveram acesso a trilhas de aprendizagem na plataforma Microsoft Learn e utilizaram o Microsoft Teams para comunicação e colaboração. Esse processo educativo permitiu que os docentes adquirissem novos conhecimentos e habilidades práticas, essenciais para a excelência no ensino.
Ao final do treinamento, 123 docentes enviaram suas candidaturas, e a lista dos aprovados foi divulgada em setembro. A avaliação de reação realizada pelo Departamento Nacional do Senac coletou percepções dos participantes, que serão valiosas para aprimorar futuras estratégias de capacitação.
“A certificação da Microsoft foi uma oportunidade para poder expandir os nossos horizontes e conhecimentos acerca de como vamos trabalhar na forma educacional e de que maneira vamos dinamizar essa transmissão do conhecimento para os nossos alunos a partir dos meios tecnológicos que a própria Microsoft fornece. Tanto pelo próprio Microsoft Teams, que é um dos principais que nós utilizamos, como também outras aplicações que vão agregar cada vez mais conhecimento, e o suporte necessário para que o trabalho do instrutor seja bem desenvolvido ao longo de cada curso que for ministrar. O Senac tem essa preocupação de promover essa capacitação junto aos instrutores, para que tenhamos crescimento profissional e desenvolvamos nossas habilidades e competências”, declarou Batson Batalha.
A conquista dos instrutores do Senac Sergipe no programa MIEE é um reconhecimento de seu compromisso com a inovação e a qualidade na educação, utilizando tecnologias da Microsoft para transformar o aprendizado e inspirar seus alunos. A Assessoria de Inovação Educacional (AIE) e o Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE) abrirão inscrições em 2025 para que instrutores de outros eixos possam se qualificar.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.