Mais uma vez um talento Senac Sergipe fica entre os finalistas no Prêmio Gastronomia Preta. Na edição deste ano, o instrutor do curso de Garçom da instituição, Pabllo Cezar, ficou entre os três finalistas e conquistou o segundo lugar, na categoria Sommelier.
“Só em chegar a ser finalista em um prêmio nacional tão importante e poder representar meu estado já foi uma vitória! Só posso agradecer a todos que se somaram e viveram essa alegria comigo”, declarou Pabllo Cezar, que fez o curso de Garçom onde hoje é instrutor.
A avaliação individual dos finalistas foi feita de forma virtual, quando cada um respondeu aos questionamentos feitos pelos jurados.
“Os três integrantes da banca avaliadora fizeram perguntas sobre vinho, o mercado de vinho, harmonização e outros pontos. Foi uma experiência bem interessante, pois foi a primeira vez que participei de uma competição de forma virtual, respondendo questionamentos. Dias depois, recebi a notícia que fiquei em segundo lugar. Foi realmente muito gratifcante”, relatou o instrutor.
Pabllo Cezar é instrutor e desde que concluiu o curso de Garçom enveredou pelo mundo dos vinhos. Tem formação na Associação Brasileira de Sommeliers e possui nível 2 na certificação Wine & Spirit Education Trust (WSET), uma organização internacional que oferece certificações e programas de educação para vinhos, destilados e bebidas espirituosas. A WSET é reconhecida em mais de 70 países como uma das principais autoridades em educação sobre vinhos e destilados.
“O Senac é marcado como uma instituição que prepara as pessoas para que sejam a excelência em seu trabalho. E para isso temos instrutores de excelência. Pabllo Cézar é um exemplo disso que leva nosso estado pela segunda vez para o prêmio Gastronomia Preta, o que mostra nossa qualidade e como ele é um vencedor. Seu trabalho no ensino profissionalizante dos cursos aqui no Senac é destacado e ele é uma referência do mais alto gabarito no mercado de vinhos em Sergipe, o que nos faz ter muito orgulho de tê-lo como nosso instrutor”, disse Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
Bartender em 2023
Em 2023, o indicado para o Prêmio Gastronomia Preta foi Samuel Oliveira. O talento Senac também fez o curso de Garçom na instituição, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), e ficou entre os finalistas na categoria Bartender. Foi escolhido entre os três finalistas como o melhor bartender do país, com o drink que representou toda a sergipanidade, preparado com gin produzido no Estado e geleia de mangaba. Samuel recebeu todo apoio do Sistema Fecomércio na participação da premiação.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.