Na noite de sexta-feira, 12, o Senac Sergipe realizou a formatura da turma “Superação”, do curso Técnico de Rádio e TV, ofertado pelo Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju. Realizada no auditório Hilton José Ribeiro, a solenidade foi marcada por emoções, homenagens e relatos de superação, para uma plateia formada por parentes e amigos dos 12 formandos, além de diretores, coordenadores e instrutores do Senac.
Representando o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, o diretor Regional do Senac, Nilson Lima, abriu a solenidade.
“O presidente, que é colega de vocês, gostaria muito de estar aqui, mas foi chamado para participar de reunião da Confederação do Comércio. Ele mandou um abraço para cada um dos formandos, desejando sucesso na trajetória profissional de vocês. Este também é o meu desejo”, disse Nilson Lima.
“Estou chegando a esta instituição com o desafio de levar essa alegria que vocês estão sentido, para todo o Estado. Se temos o curso de Rádio e TV em Aracaju, por que não levar para outras cidades sergipanas? Estamos trabalhando com a meta de ampliar ainda mais a oferta de cursos em todos os municípios, para levar mais educação profissional, superando o que foi feito em 2023. Queremos chegar com mais dignidade, com prédios adequados e equipamentos modernos, porque o mundo está cheio de desafios, a tecnologia está se reinventando a cada dia, e nós temos que acompanhar essa evolução. Tenho certeza de que vocês estão saindo daqui bem-preparados para o mercado de trabalho. Quero parabenizar também os pais e familiares dos formandos e desejar que Deus continue iluminando o caminho de todos”, continuou o Diretor Regional.
Para o formando Juliano Lima dos Santos, que conduzir o juramento da turma, há uma década trabalha em emissoras de rádio do interior, concluir um curso técnico área foi a realização de um sonho.
“Batalhei muito, estudei bastante esse período em que passei aqui no Senac. O curso supriu todas as minhas expectativas e eu saio daqui hoje feliz e realizado por ter conquistado meu diploma de Rádio e TV e com a missão de assumir a profissão, agora habilitado”, destacou.
“Estou muito feliz, pois sou a primeira da minha família a se formar, a dar esse orgulho para meu pai. Eu não tenho mais a minha mãe, mas ele hoje está aqui representando ambos. É a realização de um sonho”, relatou Jeniffe Luane Santana Santos.
O professor de matemática e advogado, José Franco Filho, após anos longe de uma sala de aula como aluno, decidiu buscar novos conhecimento, com um propósito diferente.
“Já tenho outras duas formaturas, licenciatura em matemática e direito, mas essa formatura de técnico em Rádio e TV me toca muito, pois foi um curso que desejei muito fazer, para ajudar a transformar a sociedade. Sinto orgulho por ter concluído o curso no Senac, que é referência no Nordeste”, declarou o orador da turma.
A turma teve como patrono o instrutor Franklin Timóteo Souza do Espírito Santo, e como madrinha a instrutora Andressa da Silva Santana. A noite, que contou com a participação de alunas do curso Técnico em Eventos na organização, foi marcada ainda por homenagens ao instrutor e também padrinho da turma, Valter de Souza, e à coordenadora Yluska Mayara Silva Ribeiro Vieira.
“É muito emocionante perceber a desenvoltura dos alunos diante de todas as dificuldades, tanto que o nome que escolheram para a turma foi ‘Superação’. São desafios enfrentados diariamente, ao longo do curso, que este ano completa 20 anos que é ofertado pelo Senac Sergipe. Gratidão aos formandos, pela singela homenagem que me fizeram e que vou guardar com muito carinho”, agradeceu Yluska Mayara.
O curso Técnico de Rádio e TV é ofertado pelo Senac Sergipe desde 2004, com mais de 700 tecnólogos formados pela instituição que é referência em educação profissional no país.
“Ao longo dessas duas décadas, o Senac formou 729 tecnólogos de rádio e televisão. Hoje nós estamos formando 12 comunicadores e boa parte desses novos profissionais já com colocação no mercado de trabalho. Alguns deles atuam como radialistas e com a referência que o curso do Senac possui, certamente novas fronteiras vão se abrir e eles galgarão novos postos de trabalho, e a comunicação em Sergipe será fortalecida”, destacou o diretor Regional do Senac.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.