Jovens do Programa Primeiro Emprego, promovido pelo governo do Estado em parceria com o Senac, receberam na manhã desta segunda-feira, 8, cartões de crédito do Banese. A solenidade aconteceu no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, do diretor Regional do Senac, Marcos Sales, do secretário do Trabalho, Jorge Teles, da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Érica Mitidieri, e do presidente do Banese, Marco Antônio Queiróz.
Foram entregues 90 cartões aos jovens que estão começando no Programa Primeiro Emprego.
“Estamos iniciando hoje algumas turmas do contrato firmado entre a Secretaria do Trabalho e o Senac. E o Banese vem oferecer os cartões para que esses 90 meninos comecem também a vida profissional já entendendo também de como poupar, de como trabalhar com o banco e de como organizar as suas finanças”, ressaltou Marcos Sales.
“Participar da entrega dos cartões de pagamento das bolsas dos alunos do Primeiro Emprego é importante para nós do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, porque estamos qualificando esses jovens para o início da sua vida laboral, com a criação de oportunidades de trabalho através da ação em parceria com o Governo do Estado e do Banese. Eles também passam a ter inclusão financeira, podendo gerir seus próprios recursos e usar o crédito com inteligência, desenvolvendo nos jovens a educação financeira. Então, entendemos que essa parceria, além de formar, qualificar e prepará-los para o mercado, também emprega e promove a inclusão bancária desses jovens”, enfatizou Marcos Andrade.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania destacou a importância deste passo na vida desses jovens.
“É uma alegria poder entregar esses cartões para esses jovens que estão iniciando esta nova fase em suas vidas, que é o primeiro emprego. Juntos com os parceiros, o Banese, a Seteem e o Senac, conseguimos dar a oportunidade do ingresso profissional para todos que são atendidos pelo programa”, afirmou a secretária.
O presidente do Banese, Marcos Antônio Queiróz ressaltou que o governo do Estado além da iniciativa de gerar emprego, se atentou também em preparar os jovens por meio da qualificação.
“Vocês são jovens, a vida está começando e quero dizer que não parem de estudar. Quando o governador pensou no programa, não se preocupou só com o emprego, mas também em colocar os jovens para estudar. Nesta manhã, tenho duas mensagens para vocês: a primeira é não parar de estudar e a segunda é ser positivo, sem medo de errar ou perder, pois são importantes para que ganhem confiança para o futuro. E repitam diariamente: hoje vai ser um grande dia!”.
Na ocasião, o secretário Jorge Teles fez questão de enfatizar o papel importante do Senac e o Sistema Fecomércio na profissionalização dos jovens.
“O governador tem uma preocupação que é qualificar mão de obra sergipana para aproveitar esse momento de crescimento que o Estado vive. Aqui no Senac, estamos oferecendo cursos diariamente, em diversas áreas. Nós temos uma parceria para a formação de empreendedores, promovemos cursos no final do ano de confecção de panetone, de sobremesas, de ceia natalinas. Mais recente, cursos de chocolate, doces, ovos de Páscoa, e vamos iniciar até o final do mês cursos de comidas juninas, sempre de acordo com a necessidade do período. Nós temos também diversos outros cursos, nós temos uma carreta de informática do Senac, que vai rodar todo o estado, ofertando diversos tipos de cursos na área de tecnologia. Em todas essas ações, Senac e Fecomércio têm sido parceiros”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.