Na manhã desta segunda-feira, 13, os garçons do Senac Bistrô Cacique Chá participaram de workshop de drinks. As informações foram passadas pelo egresso do Senac, o barman Samuel Dias Oliveira, especialista em drinks e que já agregou toque pessoal a algumas bebidas. Foram cinco drinks refrescantes, feitos com ou sem álcool.
O gerente do Senac Bistrô Cacique Chá, Alberto Correia, destaca que a troca de informações agrega valor à equipe e aos alunos em treinamento.
“Valorizamos um egresso da casa que hoje tem nome reconhecido pelos drinks que prepara, que trouxe informações novas para a equipe do restaurante. Foi uma troca de experiência entre um ex-aluno e os garçons e alunos em treinamento do restaurante escola, proporcionando que todos falem a mesma linguagem quando se tratar de ficha técnica e preparo de drinks. Com isso, todos se aperfeiçoam e se mantêm atualizados com as novidades do mercado”.
A expectativa é que os drinks apresentados pelo barman passem a ser ofertados no cardápio do Senac Bistrô Cacique Chá a partir de abril deste ano. Foram preparados o Moscow mule, gin com pitaya, drink com limão siciliano, com xarope de tamarindo e com geleia de morango.
“Trouxemos a ficha técnica e a elaboração de drinks refrescantes que saem muito no mercado e que podem ser preparados com ou sem álcool. Eles têm boa aceitação, principalmente na nossa capital, que é bastante ensolarada. É uma pedida certa, e que agreguei algumas misturas que preparei e que tiveram boa aceitação, a exemplo do drink com xarope de tamarindo, gin e soda”, relatou Samuel Oliveira.
Além da elaboração dos drinks, o especialista passou para a equipe como preparar xaropes de gengibre, morango, de açúcar e de tamarindo, os detalhes da decoração de cada bebida, as taças e copos ideais para o preparo de cada uma.
“O que vimos hoje agrega mais conhecimento à nossa função. Esses workshops são bons porque relembramos o que aprendemos enquanto estudantes do Senac, mas que só aprimoramos com a prática. Essa troca de informação com o colega egresso, nos mostrando possibilidades de drinks refrescantes, nos enriquece de conhecimento, na área em que atuamos”, declarou Rawelle Pilar, chefe dos garçons do Restaurante Escola Senac Bistrô Cacique Chá.
A gerente do Núcleo de Promoção Social e Relação com Egressos (NPRE), Marileide Martins, acompanhou o workshop e destacou a alegria de ver um ex-aluno trilhando o caminho que escolheu.
“Para nós que fazemos o Senac é muito gratificante ver um egresso da instituição voltar à casa para compartilhar com outros profissionais do segmento suas habilidades e criatividade que foram desenvolvidas a partir do curso de Garçom que realizou aqui na instituição. Foi uma honra receber Samuel no Cacique Chá e ver o quanto evoluiu na sua trajetória profissional”, disse, ressaltando que esse é um dos objetivos do Banco de Oportunidades mantido pelo Senac.
“Capacitar nossos alunos e apresentar as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, para que a partir de sua inserção tenham a oportunidade de aprimorar as técnicas e práticas desenvolvidas durante o curso é que norteia o nosso trabalho, enquanto instituição referência em educação profissionalizante. Muitos dos nossos ex-alunos têm os currículos cadastrados no Banco de Oportunidades, que é bastante consultado por empresas parceiras que buscam novos funcionário”, finalizou.