Integrantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTIC) do Senac/SE participaram de evento sobre cibersegurança, promovido pela Fortinet, no Hotel Quality, na terça-feira, 11. Estiveram presentes Artur Roberto Santos, Fernando Henrique de Santana Souza e o gerente do setor, Antônio Porto.
“O evento foi muito bom, uma verdadeira atualização em termos do sistema de segurança que utilizamos no Senac. Foram apresentados durante o encontro, casos de sucesso da Deso, da Prefeitura de Aracaju e Banese, que tiveram êxito no combate a invasões e ataques na internet”, relatou o gerente de TI do Senac Sergipe.
Após a abertura e palestra feita pela equipe da Fortinet, foi realizado um painel de discussão sobre o tema central do evento.
“Foi feita uma projeção sobre quais desafios de negócios poderão ocorrer nos próximos anos e como a tecnologia e a cibersegurança podem apoiar órgãos, instituições, empresas e pessoas a encarar essas situações. Ainda tivemos pela manhã, palestras sobre como proteger os dados de forma eficiente no mundo virtual”, reforçou Antônio Porto.
Na parte da tarde, além de mais casos de sucesso, foram apresentadas as ferramentas do sistema de segurança da Fortinet, e estratégias para construir uma arquitetura de proteção avançada.
“Essa troca de experiência entre instituições e órgãos que adotam o mesmo sistema de cibersegurança foi extremamente proveitosa. Tivemos inclusive um palestrante que veio dos Estados Unidos, que mostrou as novidades, o que está acontecendo em outros países, os novos ataques e como nos defender deles. Foi um dia de muito aprendizado”, finalizou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.