AracajuDestaquesNotícias

Equipe de engenharia e arquitetura do Senac participa de curso sobre fiscalização de obras

Qualificação foi promovida pelo Sindicato dos Engenheiros de Sergipe
Equipe de engenharia e arquitetura do Senac participa de curso sobre fiscalização de obras

A equipe do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura (NEAI) do Senac Sergipe participou do curso presencial Fiscalização de Obras, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge), no período de 18 a 20 de julho. Com uma carga horária de 20 horas/aula, a qualificação trouxe informações e novidades referente ao tema.

Participaram os funcionários do NEAI, Flávio Ricardo Freire Freitas Andrade, Edilson Santana de Jesus Júnior, Kelly Oliveira Dias, Quiones dos Santos Aquino e Fabrícia Bezerra Cavalcante Maia. Durante os três dias de curso, o engenheiro civil e instrutor Bráulio dos Santos Leite, repassou conteúdos sobre fiscalização de obras, confecção de planilhas, medições, reajuste, aditivos e relatórios técnicos de fiscalização.

“Foi muito gratificante, porque nos proporcionou uma capacitação em fiscalização de obras, através de planilhas de medição, entendimentos sobre reajustes contratuais e aditivos, baseados em Acórdãos do Tribunal de Contas da União, que é o órgão fiscalizador do Sistema S, e sobre relatórios técnicos que são desenvolvidos nessa área. Vimos também a importância do planejamento para uma boa fiscalização, sobre os direitos e deveres do engenheiro e do arquiteto, exemplos de cláusulas contratuais, abordando a antiga e a nova Lei de Licitação, dentre muitos outros tópicos. É preciso ter profissionais de engenharia e arquitetura qualificados para executar com eficiência a fiscalização de uma obra”, destacou o engenheiro Flávio Andrade.

“Esse curso foi muito importante para nós do setor de engenharia do Senac, para aprimorarmos o nosso conhecimento relacionado à fiscalização de obra, para alertar sobre as novas legislações que regem a fiscalização, as técnicas, os procedimentos e os processos. Isso tudo ajuda a otimizar os recursos da instituição, minimizar falhas na execução do projeto e acima de tudo garantir qualidade naquilo que entregamos para os nossos usuários”, destacou o arquiteto Quiones Aquino.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo