Em parceria com a Empresa Diagonal, o Senac Sergipe iniciou na tarde de segunda-feira, 15, uma turma do curso de Informática Básica, exclusiva para moradores do entorno da Avenida Perimetral Oeste, em Aracaju, que está em obras. Os alunos foram recepcionados pelo coordenador dos cursos de Gestão, Marco Gonçalves, a analista educacional, Andréa Figueiredo, e o gerente do Centro de Educação Profissional (CEP), Antônio Santana.
“Sabemos das dificuldades que os jovens encontram para serem inseridos no mercado de trabalho, sem qualificação. E por meio dessa parceria, está sendo viabilizada essa oportunidade para esses alunos”, ressaltou o gerente.
“A obra da avenida causará um grande impacto estrutural e social na vida da população. E foi pensando nisso que firmamos essa parceria com o Senac, para oferecer esse curso, que será um diferencial na vida profissional desses alunos, para que sejam inseridos no mercado de trabalho já qualificados. Estão previstos outros cursos em parceria com o Senac”, afirmou Júlio Batista, economista da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), para a execução do Trabalho Técnico Social da Avenida Perimetral Oeste.
A dona de casa Roselaine da Conceição Oliveira, 35 anos, moradora do Bairro Santos Dumont, viu no curso a oportunidade de aprender usar um computador.
“Não tenho muita prática nessa questão de computador e resolvi fazer o curso para aprender e quem sabe me ajudar a conseguir um emprego. Hoje em dia, para você conseguir um trabalho, precisa entender de computador, ter um curso”.
O aluno do Programa de Aprendizagem do Senac, Aldeni Alves Nascimento Santos, 18 anos, está de olho na qualificação para a área que pretende atuar.
“É sempre bom aprender coisas novas, para melhorar o meu currículo, principalmente que vai agregar conhecimento na área profissional que pretendo seguir, que é a administrativa”.
Ambos compõem a turma, composta por 15 moradores dos bairros próximos da Avenida Perimetral, que estão fazendo o curso de Informática Básica, viabilizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social da nova avenida, em parceria com o Senac, com a finalidade de possibilitar inclusão digital e preparar para o mercado de trabalho.
“Nesses dias de cursos, eles terão a oportunidade de aprender toda a base sobre como manusear um computador, desde as ações mais simples, como atalhos do teclado, do mouse, e programas básicos. O objetivo é que eles aprendam os passos necessários para trabalhar num escritório ou em outros serviços”, informou o instrutor de Tecnologia da Informação (TI), Daniel Lima.
A analista educacional, Andréa Figueiredo, fez uma breve apresentação do cronograma de aulas, das instalações do CEP Aracaju e a logística do dia a dia pedagógico.
“Para receber a certificação do curso, os alunos têm que cumprir, no mínimo 75% da carga horária total, que no caso deste curso, é de 70 horas/aula. Se houver qualquer problema, de doença, atestado ou outro, estamos à disposição”, informou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.