Os 18 alunos da turma “Agatha Vitória” do curso Técnico de Enfermagem, ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), receberam os certificados de conclusão, em solenidade realizada na noite de quinta-feira, 16, no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Aracaju.
O evento, que contou com a presença de amigos e familiares, foi marcada de emoção e homenagens póstumas à garotinha Agatha Vitória, filha da concludente Flávia Aidine de Jesus, que faleceu durante o período em quem que a mãe buscou a especialização. Por decisão dos colegas, sempre presentes, a turma 212 ganhou o nome da pequena.
“Não foi fácil estar aqui, mas com ajuda da minha mãe, da minha família, de todos vocês (colegas), que todos os dias me deram força e incentivo para estar aqui. Agradeço a Yluska, Flávia, Carol, Senac. Obrigada a todos da turma”, disse a aluna.
As homenagens seguiram durante a cerimônia, a enfermeira Simone Figueiredo Freitas de Campos recebeu a honra da turma e retribuiu o carinho em seu discurso. “Obrigada por me deixarem fazer parte de um momento tão significativo. São alunos comprometidos com a ética, com a moral, com o fazer o bem e fazer a diferença por onde passam. Durante essa jornada, abriram mão do tempo com a família, parentes e amigos, em busca conhecimento e do crescimento. Lutas foram muitas, mas através do choro e da alegria, que se formam pessoas fortes, que foi o que vocês se tornaram”, comentou Simone, que é instrutora de saúde do Senac|SE.
A patronesse da turma, Nayline Andrade Aragão, aproveitou a cerimônia para contar aspectos de sua turma com senso de humor. “Quando nossa jornada começou ano passado, eu disse que, ou nós íamos ter o casamento perfeito, ou iriamos brigar. Mas graças a Deus o casamento foi perfeito”, contou.
“É impossível não sentir um turbilhão de emoções nesse momento, olhando para trás, lembro das dificuldades dos desafios que enfrentamos. Mas também nos lembramos das amizades que construímos. Cada um de nós trouxe algo único”, complementou a oradora da turma 2021-2023, Adélia Santos de Jesus.
A Conselheira representante do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, Fernanda Santos, marcou presença e ficou emocionada com a cerimônia de formatura e pediu que os formandos não desistissem de seus sonhos. “Não vou conseguir falar muito sem chorar, todo mundo aqui está emocionado. Mas o que eu quero dizer é que não parem de sonhar, porque é o poder que não tem ré. Eu sou auxiliar, técnica de enfermagem, sou mãe, tive muitas dificuldades. Apesar disso, hoje, graças a Deus, eu sou funcionária pública concursada, contudo, fui conquistando isso aos poucos”, enfatizou.
Gerente do Centro de Educação Profissional de Aracaju, Antônio Santana, parabenizou a turma. “Vocês foram vencedores, entenderam tudo direito e souberam perseverar e assimilar as dificuldades para chegar onde chegaram”, ressaltou.
PSG
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) busca abranger pessoas de baixa renda para criar oportunidades em busca da renda e qualidade de vida.
“É valorizar as pessoas e incluir no mercado de trabalho. Então esse curso gratuito dá a oportunidade, de que alguém seja o primeiro da família a ter um curso técnico, a ter um curso profissionalizante. Isso nos orgulha. Desejo um futuro promissor a todos que concluíram o curso técnico de enfermagem pelo PSG aqui no Senac”, falou Adalberto Trindade Souto, diretor da Divisão de Educação Profissionalizante (DEP) do Senac|SE.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.