Troca de experiência sobre nichos de trabalho, dificuldades, assédios e como vencer os obstáculos foram debatidos na roda de conversa, promovida pela coordenação pedagógica, para alunos do curso técnico em Massoterapia, da unidade do Senac em Aracaju. Duas Egressas da instituição, Valdiciane dos Santos da Silva e Evelyn Thauany, foram convidadas para falar sobre as áreas que mais se identificaram e mercado de trabalho.
“Quero agradecer a participação das duas que, apesar do corre-corre de trabalho, se dispuseram vir aqui falar um pouco sobre as experiências de cada uma, que hoje estão atuando, em áreas diferentes da massoterapia e que já se sustentam com o trabalho”, cumprimentou a coordenadora pedagógica do Senac-SE, Yluska Ribeiro, reforçando que é gratificante ver as egressas alcançarem sucesso profissional.
A egressa Valdiciane fez um relato sobre as conquistas e dificuldades enfrentadas na carreira.
“Desde os 17 anos tive que me virar para me sustentar e fazer o curso no Senac foi um divisor de águas na minha vida. Se não fosse a massoterapia, não teria as oportunidades que tenho hoje. Eu faço várias parcerias e isso está dando super certo, e tenho a minha sala de atendimento”, disse, complementando que um dos métodos de combater o assédio é montar uma sala compartilhada com outros massoterapeutas, ou ainda fazendo parceria com outras empresas.
A egressa Evelyn Thauany pontuou que começo é difícil, mas segundo ela, o segredo é persistir e fortalecer o network.
“No início, a indicação de clientes para os amigos é essencial, para começarmos a criar uma referência. Depois é continuar estudando a área que deseja atuar, se especializando constantemente. Hoje atuo nos esportes, sou contratada para acompanhar a equipe brasileira de ginástica e já viajei para competições realizadas no México”, ressaltou.
“Encontroscomo este são enriquecedores para os alunos, para que ampliem os horizontes e busquem se dedicar a área da massoterapia que mais gosta, além de ver que é possível construir uma carreira sólida neste segmento, pois existe demanda de mercado. É muito importante conhecer para saber escolher que tipos de massagens pretende ofertar enquanto profissional”, destacou a instrutora de massoterapia do Senac-SE, Sônia Serra.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.