AracajuCurso Tecnico AracajuDestaquesGastronomiaNotíciasRestaurante Escola Senac

Do internacional ao regional: alunos do curso Técnico em Gastronomia apresentam menu completo em aula

“É gratificante vê-los concluindo a parte prática com essa apresentação, encerram a UC mostrando o quando evoluíram e estão preparados”, diz o instrutor 
Do internacional ao regional: alunos do curso Técnico em Gastronomia apresentam menu completo em aula

Alunos do curso Técnico em Gastronomia, do Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, apresentaram na quarta-feira, 31, um menu completo como atividade da unidade curricular. Da entrada, ao prato principal e sobremesas, sem esquecer das bebidas, esta foi a última prática da turma que concluirá a qualificação em setembro deste ano.

gastronomiaEsta foi a primeira turma do curso ofertado pelo Senac Sergipe, cujas aulas foram iniciadas em agosto de 2023. O instrutor da Unidade Curricular (UC), Jefferson Carvalho, destaca a emoção de perceber a evolução dos 12 alunos.

“É gratificante vê-los concluindo a parte prática com essa apresentação. Eles passaram por uma bagagem de técnicas que os auxiliaram a ter agilidade na execução e montagem dos pratos, atenção nos detalhes do preparo e hoje eles encerram a UC, mostrando o quando evoluíram e estão preparados. Nós, enquanto Senac, temos a responsabilidade de preparar esses alunos, dentro das demandas do mercado de trabalho. A marca Senac é sinônimo de contratação imediata”.

O administrador Danilo Nunes Carvalho resolveu investir no curso Técnico em Gastronomia, pensando em empreender.

“Sempre gostei de cozinhar e vi no curso a oportunidade de me preparar melhor, porque tenho interesse em abrir um restaurante ou uma lanchonete, um negócio no ramo de gastronomia. Eu já cozinhava em casa e percebo que a minha visão sobre cozinha mudou completamente, porque uma coisa é você cozinhar em casa, no dia a dia, e outra coisa é você ver a parte da cozinha profissional, é completamente diferente, principalmente nessa questão do tempo de entrega. Foi uma evolução muito boa e gratificante”.

A dona de casa Vanusa de Jesus Lourenço conta que resolveu fazer o curso para ocupar a mente.

“Passei por alguns problemas de saúde e vi no curso uma oportunidade de ocupar a mente com uma das minhas paixões, que é cozinhar. Uma chance de crescer, de conhecer mais, de sair de casa e aprender coisas novas. O curso abriu os meus olhos e me mostrou que, apesar de ter 52 anos de idade, posso aprender coisas novas e sonhar. E agora penso em montar uma soparia”.

Menu

O menu apresentado pelos alunos teve como entrada Creme de Feijão verde com crispy de torresmo; como pratos principais ⁠Filé de Robalo com legumes salteados e molho de moqueca, e ⁠Escalope de sol com purê de banana da terra. Para sobremesa, foi preparado o Blondie de nozes com sorvete artesanal de coco queimado.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo