O diretor Regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, participou na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro, do encerramento do curso de Costureiro, ministrado pela instrutora do eixo de Moda, Zélia Cruz. A qualificação teve duração de dois meses e meio, com carga horária de 212 horas/aula.
Nilson Lima parabenizou a instrutora Zélia Cruz pela integração e grau de envolvimento com a turma.
“Essa é uma marca registrada do Senac. Os nossos instrutores são o que temos de mais caro na nossa instituição, junto com os coordenadores e a equipe pedagógica, que realmente fazem a diferença, independente dos recursos materiais disponíveis, eles dão um show na nossa escola. E ficamos muito felizes e queremos parabenizá-los pela jornada de aprendizado feita por cada um de vocês”, destacou.
A aluna Maria Aline Ferreira Silva, de 30 anos, hoje é só orgulho em dizer que é costureira.
“Ver a minha primeira peça pronta, feita sem a ajuda da instrutora, foi uma realização muito grande, porque eu nem sonhava em conseguir, pois tinha medo da máquina de costura. E depois já fiz várias, para minha sobrinha e me identifiquei também com o ensinar. Sempre que um colega tinha dificuldade, tentava ajudar e percebi que tenho facilidade para passar o que aprendi. Estou muito satisfeita, pois o curso fez surgir várias ideias na minha cabeça”.
A professora aposentada e farmacêutica Edilena Pereira Marques, aos 67 anos, resolveu fazer o curso para rememorar a adolescência, quando via a mãe costurar.
“Além deste curso, estou fazendo o de Oratória à noite, aqui no Senac também. Me identifiquei porque quando eu era jovem, minha mãe costurava e eu fazia algumas coisas. Hoje, como estou aposentada, resolvi fazer o curso e estou muito realizada. Ajudou a elevar a autoestima e quero parabenizar todos do Senac, a instrutora Zélia, que sabe ensinar, acolher e lidar como todos nós. É gratificante estar hoje vestida com uma roupa que fui eu quem fiz”.
O analista pedagógico Rafael Ramos destacou a união da turma, desde o início das aulas, há mais de dois meses.
“Percebemos que sempre se ajudavam, que se confraternizavam e o nível de aprendizado de cada um, no decorrer das aulas. E hoje vocês saem daqui com uma profissão, saem costureiros. Parabéns”.
“Tenho muito que agradecer a vocês e ao Senac, do qual faço parte da equipe há 16 anos e isso para mim é motivo de orgulho. Vocês foram alunos maravilhosos, que estimulam o prazer que tenho de ensinar. Gosto muito de passar adiante tudo o que sei e ver cada um aprender e confeccionar suas peças. É muito gratificante”, declarou a instrutora Zélia Cruz.
Na ocasião, o diretor Regional informou aos concludentes sobre as melhorias que serão implementadas no prédio, bem como no apoio aos ex-alunos, com a implantação da Rede de Talentos, que vai substituir o atual Banco de Oportunidade, e contará com um sistema moderno e profissional, no qual os currículos de quem já passou pela escola podem ser incluídos, para posterior consulta por empresas.
“Essa é uma característica do Senac, de pensar nas pessoas, de estimular o aprendizado, chegando em todos os municípios sergipanos, atender quem têm deficiências, pessoas com diversas idades e essa convivência harmoniosa é o que mais nos encanta no nosso trabalho. E o nosso compromisso não acaba aqui, o nosso compromisso é continuar acompanhando e ajudar no que for possível na inserção de você no mercado de trabalho ou que vocês constituam seus próprios negócios”, frisou Nilson Lima.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.