AracajuDEPDestaquesNotíciasTecnologia da Informação

Dia da IA do Senac Sergipe abre espaço para debater o futuro com a Inteligência Artificial

Evento contou com entrega de certificados Cisco, palestra e quatro oficinas
Dia da IA do Senac Sergipe abre espaço para debater o futuro com a Inteligência Artificial

O Senac Sergipe realizou na noite de quarta-feira, 31, e durante a quinta-feira, 1º de agosto, o “Dia da IA: Desvendando o Futuro com Inteligência Artificial”. O evento, realizado no auditório Hilton José Ribeiro, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, foi aberto pelo diretor Regional do Senac, Nilson Lima, que fez a entrega de certificados Cisco, para os coordenadores de cursos de Gestão, Marco Gonçalves, e de TI, Cláudio Cândido e os instrutores do eixo de Tecnologia da Informação, Francisco Farias, Mikaela Vilaça e Sérgio Pitanga,  pela participação na 8ª Maratona Cibereducação, edição 30 anos Cisco Brasil, promovida pela Cisco Netacad, que reconheceu instituições que contribuem para a capacitação de profissionais na área de cibersegurança e redes.

IAA noite de abertura contou ainda com a palestra “Inteligência Artificial: usos e responsabilidade socio-ética e antirracista” proferida pela Doutora em História Social,  Mestra em Turismo, professora do Mestrado Profissional em História, Designer de Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino de História e Patrimônio Cultural do PROHIS e PPGED, Janaína Cardoso de Mello.

IA“Foi uma honra participar desse encontro no Senac, eu, uma historiadora, mas que trabalha com tecnologia há algum tempo, para falar sobre Inteligência Artificial. Hoje a IA é uma grande empoderadora de conhecimento, faz parte das nossas vidas, mas temos que ter atenção aos vieses racistas, preconceituosos e de toda natureza, que são produtos da sociedade. Quando identificamos esses marcadores de preconceito, dentro das respostas das ferramentas da própria IA, aprendemos a ter uma postura de treinamento da máquina mais consciente, para uma educação antirracista, antipreconceito e mais ética”.

IANa oportunidade, Nilson Lima destacou a importância de entender a evolução do mercado profissional da área de Tecnologia da Informação (TI).

“Este evento foi de grande relevância para o novo papel que Senac vai cumprir, como disseminador da discussão sobre os novos mecanismos da tecnologia, focados principalmente na Inteligência Artificial. Tivemos a reunião de pensadores de diversos segmentos da sociedade. E o nosso caminho, a partir de agora, é aprofundar essa trilha, de forma que, quando chegar a nossa escola técnica, a nossa faculdade de tecnologia, já estejamos preparados para enfrentar esses novos desafios”.

O evento não apenas promoveu a educação sobre inteligência artificial, mas também fortaleceu o compromisso do Senac com a formação de profissionais capacitados e conscientes das questões éticas e sociais associadas às novas tecnologias.

Oficinas concorridas

O Dia da IA, continuou na quinta, 1º de agosto, com a realização de quatro oficinas, duas pela manhã e duas à tarde, que atraíram cerca de 50 participantes: “Personalizando Sua Rotina de Trabalho com o ChatGPT”, dedicada a explorar como a ferramenta ChatGPT pode ser utilizada para otimizar tarefas e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho; “Excel com Inteligência Artificial”, que demonstrou como integrar funcionalidades de IA no Excel para análises e manipulações de dados mais eficientes; “Gestão de Mídias Sociais com IA”,  voltada para a aplicação de IA na gestão e otimização de campanhas em mídias sociais, e “Design e IA”, que trouxe uma exploração sobre como a IA pode ser usada para criar e aprimorar projetos de design.

Os feedbacks destacaram a relevância dos temas abordados e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos, refletindo o entusiasmo e a satisfação dos alunos com a qualidade do evento.

“O Dia da Inteligência Artificial foi uma oportunidade excepcional para discutir temas cruciais e proporcionar aos participantes ferramentas práticas e inovadoras. O sucesso das oficinas e a satisfação dos alunos confirmam a importância de eventos como este para o crescimento e a formação contínua dos nossos profissionais”, destacou o coordenador dos Curso de TI do Senac Sergipe, Cláudio Cândido.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo