A direção do Departamento de Educação Profissional (DEP), reuniu os gerentes dos Centro de Educação Permanentes (CEPs) do Senac/Sergipe, para o treinamento sobre precificação dos cursos ofertados pela instituição. O objetivo do encontro foi alinhar os valores de acordo com o mercado profissionalizante.
O gestor do Núcleo de Negócios e Relações com o Mercado do Senac/SE, Marco Antônio Gonçalves de Oliveira destacou a importância deste primeiro encontro.
“Debatemos a importância de começamos a alinhar os preços praticados pelo Senac, e principalmente entendermos que o Senac comercializa valores e não somente preços. Nós somos referência em educação profissional, com 75 anos de mercado e com uma estrutura que poucas escolas possuem. Investimos permanentemente em atualização dos nossos instrutores, na parte física e em equipamentos. E precisamos aprender a passar essa informação para os nossos consumidores”, ressaltou.
De acordo com a gerente do CEP de Itabaiana, Maria Isabel de Assis Lima, para além de iniciar o ano com foco na precificação dos cursos, foi importante cumprir essa etapa do trabalho com uma análise em conjunto.
“Muito importante que tenhamos a ficha técnica de cada curso, para termos ciência sobre os custos dos insumos e o investimento final que passamos para os nossos clientes, comparando preço e valor com o que é ofertado pelo mercado profissionalizante. Em alguns cursos, como de gastronomia e beleza, houve um aumento muito grande no valor dos insumos e precisamos organizar a planilha, porque não dá para jogar o aumento em sua totalidade para o consumidor final”.
Entendendo a referência que o Senac é para o mercado da educação profissionalizante, o gerente do CEP de Aracaju, Antônio Santana, enalteceu a iniciativa de discutir e alinhar a precificação com todas as unidades.
“O diretor de Educação Profissionalizante, Adalberto Souto, trouxe esse assunto extremamente importante para ser discutido por todos os gerentes, em conjunto, destacando que o Senac é referência em qualificação profissional, mas que é preciso analisarmos com o pé no chão, como estamos inseridos no mercado. Foi um pontapé importante para amadurecermos mais a discussão sobre os nossos preços, se conseguimos atender nossos alunos e nos autossustentar, se os valores que praticamos estão de acordo como a oferta de mercado, na capital e no interior, dentro da realidade de cada município”.
A ideia é que todos os ajustes na precificação dos cursos sejam colocados em prática até o final deste ano.
“É um processo contínuo que estamos começando com todos os gerentes, e que devemos concluir até o dia 17 de dezembro, prazo estabelecido pela presidência da Fecomércio e pela Diretoria Regional. Até lá estaremos mais em consonância com o mercado, dentro do que o Senac pode ofertar ao consumidor, para que ele agregue valor à vida profissional de cada aluno”, finalizou Marco Gonçalves.