Buscando trazer uma troca de experiências sobre as vivências do mercado de trabalho da comunicação, o curso técnico em Rádio e Televisão do Senac/SE trouxe nesta terça feira, 27, a apresentadora Mariana Sena para uma Roda de Conversa com os alunos.
A atividade aconteceu na sala de aula.
“É sempre bom ter um convidado que já possui experiência na área de televisão. Essa metodologia de aula, é sobre troca de experiências. Então, trazer bons profissionais que já atuam nas áreas de rádio e TV é acrescenta muito em nossos estudos e contribui para nossa formação e atuação no futuro”, contou o aluno do curso técnico de rádio e TV, Marcelo Lima de Menezes.
Mariana Sena possui uma extensa carreira no jornalismo.
É a principal apresentadora do Cidade Alerta Sergipe, na TV Atalaia. O programa tem como foco o jornalismo popular, que é o formato que dialoga diretamente com a comunidade, por isso, foi trazido para o debate, assim como as vivências da profissional.
“A principal diferença entre o jornalismo popular e os de referência é que no jornalismo popular, o povo não faz parte da notícia, ele é a notícia. A população é o fator principal, o povo, o sofrimento, o que está se passando, o que está acontecendo. Então, esse é meu objetivo aqui, trazer luz para uma área da comunicação que é, muitas vezes, injustiçada por causa de alguns profissionais que a executam da pior forma”, pontuou Mariana.
A instrutora do curso, Louise Wine, foi a responsável pela dinâmica e por fazer o convite à Mariana. “A ideia de trazer a Mariana foi para que ela abordasse um pouco da sua trajetória. Ela já passou pelo SBT da Bahia, pela TV Aratu, a Record TV em Belém do Pará, dessa forma, possui uma experiência muito grande. Além disso, trouxe para Sergipe, um formato de comunicação popular que não precisa ser policialesco, que não precisa fazer com que as pessoas enxerguem as notícias de uma forma sensacionalista”, explicou a instrutora.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.