Um grupo de colaboradores do Senac Sergipe participou, na manhã de sexta-feira, 24, das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A ação de doação de sangue foi realizada em parceria com o Setransp, que disponibilizou um ônibus para fazer o transporte até o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS).
O ato da doação voluntária de sangue mobiliza centenas de pessoas comprometidas com esse gesto, que tem como finalidade colaborar com o tratamento transfusional de pacientes.
“Esta é mais uma ação solidária que o Senac se envolve para atender as demandas da sociedade. O gesto dos colaboradores em doar sangue é de extrema importância, para ajudar quem necessita. E o Senac é isso, é doação, comprometimento e inclusão”, afirmou o diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP), Adalberto Trindade de Souto.
Os 15 voluntários senaquianos se dividiram entre os dois locais de doação.
“Com esse gesto, que para nós pode ser pequeno, vai repercutir positivamente na vida de muitas pessoas que necessitam de sangue para sobreviver. Ao doarmos sangue, nós estamos promovendo a vida”, enfatizou o analista pedagógico Rafael Ramos, que integrou o grupo de doadores.
Portadora de um tipo sanguíneo raro (O -), a instrutora Francis Dayane afirma que é doadora regular.
“Eu me vejo na obrigação de ajudar outras pessoas, porque hoje eu estou doando, sei que é um gesto importante e que salva muitas vidas, e futuramente eu posso precisar ou um familiar, então eu acho um ato de amor você ser doador de sangue. A nossa atitude influencia outras pessoas e o Senac incentivando seus colaboradores, dá mais visibilidade e sensibiliza mais gente, para se tornar doadora”.
Estatísticas
De acordo com dados do Hemovida, de janeiro a outubro de 2023, o hemocentro já registrou 29.607 atendimentos com 22.866 doações de sangue efetivadas, o que equivale a pouco mais de 2.200 doações ao mês. 71,40%, dessas doações são do público masculino, outros 28,60%, são doações femininas e 51% das doações são oriundas de pessoas na faixa etária de 30 a 50 anos de idade.
O Hemose conta com um cadastro de 169 mil voluntários que realizaram no mínimo uma doação de sangue. A instituição é responsável pela liberação de sangue e hemocomponentes para 35 unidades no estado, dentre hospitais, maternidades e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da rede pública e conveniada. Essas unidades, realizam uma média de 2 mil transfusões sanguíneas, entre cirurgias de grande porte, eletivas e de urgência, pacientes portadores de leucemias e anemia falciforme, anemias crônicas, aplasias, renais crônicos, dentre outras enfermidades.
*Com informações do Hemose
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.