Com a aula show do brigadeiro de mangaba caramelizado, conduzida pelo talento do Senac Sergipe, Alice Rocha, a escola de educação profissional encerrou a participação na Semana da Sergipanidade. Realizada no Espaço Cozinha Show do Senac, montado na Praça Fausto Cardoso, a aula atraiu o público no final da tarde de sexta-feira, 25 de outubro, que além de acompanhar o preparo, pôde experimentar o doce.
“A ideia do prato nasceu justamente de trazer a nossa sergipanidade, valorizar os nossos ingredientes. O brigadeiro, além de ser um doce brasileiro, é muito consumido aqui no Nordeste e a partir daí tive a ideia de trazer a mangaba, para dar esse toque especial, valorizando o nosso regional”, ressaltou a recém-formada técnica em Gastronomia Alice Rocha.
A receita é uma das 12 que integra o e-book “Sabores da Terra – Celebrando os ingredientes regionais na Gastronomia Contemporânea”, projeto integrador da primeira turma do curso técnico em Gastronomia, ofertado pelo Senac Sergipe.
“Foi um projeto no qual cada aluno elaborou uma receita, como a de Alice, valorizando os nossos ingredientes e revelando toda a nossa cultura gastronômica sergipana, além da nossa regionalidade”, destacou o instrutor de Gastronomia, Jefferson Carvalho, que auxiliou a chef na aula show.
O sabor do brigadeiro de mangaba foi aprovado por quem acompanhou o preparo e depois pode se deliciar com a iguaria.
“A chef Alice Rocha passou todas as informações de forma simples, agradável e bem prática do brigadeiro de mangaba, um doce muito delicado e gostoso. Está de parabéns. Se eu pudesse, levaria todos que ela produziu nesta noite para casa”, enfatizou a jornalista Andréia Oliveira.
“Vim prestigiar a Cozinha Show do Senac, nesta festa da Sergipanidade e achei a receita muito interessante. Um doce bastante popular, preparado com um ingrediente que é nosso, que é a mangaba”, declarou a funcionária pública Sidja Cardoso.
“Vim conhecer o preparo do brigadeiro de mangaba, que é uma delícia, aprovado pela minha neta e agora vou acessar o e-book e ver todas as receitas publicadas nele”, afirmou a mulher do agro, Maria Ivânia.
A Semana da Sergipanidade, que aconteceu de 15 a 27 de outubro, na Praça Fausto Cardoso, região central de Aracaju, foi uma realização conjunta do Sistema Fecomércio Sesc-Senac e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o patrocínio da Eneva e apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Seteem), Energisa, Unoun Internet e Banco do Nordeste, através da Lei Paulo Gustavo.
Foram 13 dias de programação, com diversos atrativos, desde shows musicais, apresentações culturais, cinema, aulas show de gastronomia, oficinas, feira de artesanato e de comidas típicas, com a proposta de mostrar toda a sergipanidade. Estiveram presentes no evento, diversos restaurantes associados à Abrasel, com pratos deliciosos e exclusivos, pensados para celebrar o ‘ser sergipano’.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.