AracajuDEPDestaquesNossa Senhora da GlóriaNotíciasPropriáSenac CapacitaUnidade Móvel

Analistas fazem o repasse do Modelo Pedagógico Senac para 100% das unidades de Sergipe

Último encontro aconteceu no sábado, 27, com as equipes de Aracaju, UM e CGT
Analistas fazem o repasse do Modelo Pedagógico Senac para 100% das unidades de Sergipe

Finalizando o repasse das atualizações do Modelo Pedagógico Senac (MPS), as analistas pedagógicas Yluska Mayara e Renata Priscila estiveram reunidas com as equipes das unidades do Senac de Propriá, Nossa Senhora da Glória e Aracaju, além da Unidade Móvel e Centro de Gastronomia e Turismo (CGT). As duas participaram de oficina no Rio de Janeiro, promovida pelo Departamento Nacional no mês de maio, com o intuito de qualificar funcionários de cada Regional para atuarem como disseminadores do MPS.

As ações do Senac Capacita com o tema “Alinhamento do Modelo Pedagógico Senac” foram retomadas no Centro de Educação Permanente (CEP) do Propriá, no dia 18.

modelo“Essa capacitação presencial realizada no Centro de Educação Profissional de Propriá proporcionou uma importante atualização e reflexão sobre as práticas educativas. Os professores saíram mais motivados e preparados para enfrentar os desafios em desenvolvimento de um ambiente escolar muito mais acolhedor para todos, com ferramentas e estratégias que irão beneficiar tanto o processo de ensino quanto a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos confirmam a eficácia da metodologia aplicada e destacam a importância de projetos integradores na formação profissional dos alunos”, destacou a instrutora Simone Petrina.

No dia 19 foi a vez da equipe do CEP de Nossa Senhora da Glória participar do encontro com as facilitadoras Yluska Mayara e Renata Priscila.

“Agradecemos imensamente por este dia de muito aprendizado e conhecimento compartilhado. Yluska e Renata foram incríveis ao transmitir o conteúdo de forma dinâmica. Tenho certeza de que todo esse repasse da metodologia pedagógica agregou valor à vida profissional dos nossos instrutores”, declarou a analista educacional da unidade, Camila Gabrielle.

O último dia do repasse do MPS aconteceu em Aracaju no sábado, 27, reunindo as equipes do Centro de Educação Profissional da capital, da Unidade Móvel (UM) e do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT).

pedagógico“O MPS é conhecido por sua abordagem inovadora e focada nas necessidades do mercado de trabalho. E algumas das boas práticas desse modelo pedagógico incluem uma aprendizagem ativa e conectada a esse mercado,  que passa também pela qualificação dos instrutores e o desenvolvimento de competências. Sábado foi um momento muito importante, quando Yluska e Renata trouxeram uma abordagem de fácil entendimento sobre o MPS, e que os instrutores precisam ter conhecimento para adotar essa metodologia. Os docentes do Senac são selecionados pela formação acadêmica, mas também por suas experiências e práticas no mercado de trabalho. A realização desses cursos de formação contínua, mostra a preocupação da instituição em atualizar sempre os docentes”, relatou a analista educacional da unidade de Aracaju, Angélica Carpejani.

A analista Renata Priscila ressaltou o envolvimento e empenho de todos em participar das atividades propostas.

“Em todas as unidades realizamos duas atividades, a primeira, sobre a situação da Aprendizagem, na qual os instrutores elaboraram ações e estratégias para serem desenvolvidas dentro da sala de aula, e a outra sobre o Projeto Integrador que eles construíram também através de uma proposta e um plano de ação. Foram dias enriquecedores. Percebemos o empenho dos instrutores na realização de cada atividade, observamos a responsabilidade na prática pedagógica de cada um. Eu e Yluska Mayara fomos bem recepcionadas e acolhidas em todas as unidades e as equipes nos deram feedbacks maravilhosos em relação a essa construção do MPS”, informou Renata Priscila.

“A capacitação de nossos instrutores e equipes pedagógicas de todas as unidades do Senac Sergipe foi uma ação muito importante para a Divisão de Educação Profissional, pois é o alinhamento com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento Nacional”, destacou a gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), Cristiane Tavares.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo