AracajuDestaquesNotícias

Alunos do Senac SE fazem visita técnica à UTI do Huse

Eles puderam conhecer de perto a realidade de uma Unidade de Terapia Intensiva
Alunos do Senac SE fazem visita técnica à UTI do Huse

Alunos da Especialização em UTI, ofertada pelo Senac Sergipe no Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, fizeram uma visita técnica à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Eles foram acompanhados pela enfermeira e instrutora do Senac, Ravaniclay Bomfim Alves.

UTI“Os alunos puderam analisar de forma crítica os conteúdos ministrados em sala de aula, como a estrutura física de uma UTI, a disposição dos leitos e os equipamentos, como bombas de infusão, monitores multiparâmetros, respiradores e sondas, e a paramentação da equipe, além de realizarem um breve estudo dos prontuários dos pacientes. Foi satisfatório ver a expressão de curiosidade e a materialização do que eles tinham até o momento em formato de imaginação. Tenho certeza de que agregou muito valor e conhecimento ao desejo de estarem atuando logo em unidades de terapias intensivas”, enfatizou a instrutora.

O aluno Alex Lima Serafim, vislumbrou o seu futuro lugar de trabalho, ao visitar a UTI do Huse, na quinta-feira, 23.

“Foi uma experiência maravilhosa, conhecer de perto os cuidados intensivos. Foi uma oportunidade de ver na prática os conhecimentos adquiridos em teoria com os nossos instrutores em sala de aula, de forma ética e humanizada. A visita foi fundamental para o desenvolvimento do nosso projeto integrador. É com muita alegria e satisfação que agradecemos essa oportunidade de realizar essa especialização e pela visita à UTI do Huse”.

A técnica de enfermagem Brena Karoline de Oliveira Santos está fazendo a especialização e afirmou que saiu da visita com uma nova percepção.

“Pude observar a quão organizada e estrutura é uma UTI. Isso me fez querer participar e trabalhar justamente nessa UTI. Quando  me dei conta, o horário de visita já havia encerrado e fiquei com o sentimento de querer obter mais conhecimento e adquirir experiência. Saí de lá com um novo olhar e com a certeza de que estou cursando especialização certa. E que certamente foi um setor que vou querer trabalhar e botar tudo em prática futuramente”.

UTI“Enquanto técnico, tive a oportunidade de conhecer a estrutura da UTI, com as medicações de alta vigilância e seus aparelhos específicos do setor, que foram conteúdos abordados em sala. A visita também nos mostrou as características de cada paciente, notei também as medicações fotossensíveis e as dietas específicas. Essa visita mostrou todo o aparato e construção do meu currículo para uma capacitação profissional voltada à Unidade de Terapia Intensiva. Criou ainda mais em mim, uma paixão pela área e pelo setor de UTI, me transformando em um profissional mais qualificado e voltado para a humanização no atendimento ao paciente”, ressaltou o aluno José de Souza.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo