Alunos do curso Técnico em Administração do Senac/SE apresentaram os projetos integradores para instrutores e a coordenação pedagógica, na sexta-feira, 31 de março. A duas turmas conseguiram traduzir nas apresentações com foco no mercado de trabalho, todo o conteúdo aprendido durante o curso, bem como os desafios e superações vencidas ao longo da qualificação.
Achiley Maryellen Marques dos Santos Lima, uma das alunas, ressaltou os dias de superação vencidos e alegria por está concluindo o curso.
“Apresentar o nosso projeto foi bastante importante, para mostrar ao público que acompanhou presencialmente e virtualmente, todo o nosso aprendizado. Falamos sobre as nossas dificuldades, situações que vivenciamos no dia a dia para fazer a qualificação até o final, sobre a importância profissional de tê-la concluído”.
A proposta do projeto integrador, apresentado ao final de todos os cursos, é que os alunos apresentem um resumo do aprendizado em sala de aula.
“Sou grata por estar concluindo o curso, apresentando o nosso projeto que é o resultado de um trabalho em equipe. Nele detalhamos tudo que assimilamos durante as aulas. É um momento muito gratificante”, enfatizou a aluna Gizela da Conceição Costa.
Para o técnico do eixo de Gestão e Negócios, Marco Antônio Gonçalves de Oliveira, a apresentação feita a cada finalização de curso é sempre um momento memorável.
“Os formandos do curso Técnico em Administração conseguiram realizar a entrega de um produto, através da apresentação do projeto integrador, que demonstra que o conteúdo passado durante o curso foi assimilado. A apresentação é um trabalho que envolve todos os estudantes que aplicam os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, em um desenho prático, que possa ter aproveitamento real em uma situação profissional futura. Eles discutem, dialogam, trocam opiniões para finalizar o trabalho”, disse, enfatizando que este curso representa uma perspectiva de inserção em diversas áreas de atuação, tais como finanças, recursos humanos, logística, marketing, vendas e outras.
As aulas das duas turmas do curso técnico foram iniciadas de forma remota e depois passou para presencial.
“A conclusão vem com sentimento de superação dos alunos, porque tivemos momentos remotos, que foi no início do curso, e depois aulas presenciais. Durante todo esse percurso, percebemos o quanto eles avançaram na aprendizagem diária. É gratificante perceber que eles aplicaram uma pesquisa para fazerem os projetos integradores, onde aplicaram todo o processo de ensino/aprendizagem pelo qual passaram. Agora são técnicos administrativos preparados, capazes de enfrentarem todos os desafios que surgirem no mercado de trabalho”, ressaltou a analista de processo educacional, Yluska Ribeiro.